21/10/2025 - 12:26
Carro mais vendido da Porsche hoje em dia, e acumulando mais de 800 mil unidades produzidas desde a estreia em 2014, o Macan chegou à sua segunda geração totalmente elétrico. Essa, inclusive, foi uma decisão definitiva da marca alemã, que já afirmou que só venderá Macan a combustão até 2026, quando a geração passada, a primeira, deverá sair de linha definitivamente. Depois, só elétrico.
+Novo Porsche Macan elétrico chega ao Brasil com autonomia de até 443 km
+BYD Seal 2025 de 530 cv custa menos que Civic em promoção

Macan no Brasil? Em breve, só elétrico
A filial da fabricante no mercado brasileiro, apesar de ser forte para a matriz, não teve muita escolha. Acatou a decisão, e, assim que findar a produção das versões a combustão, passará a vender apenas o Macan elétrico por aqui. Nessa toada, chega agora ao Brasil o Macan GTS EV, versão intermediária que entra em pré-venda por R$ 800 mil, com entregas previstas para o primeiro semestre de 2026.
Como é o Macan GTS elétrico?

Carregando a sigla de peso dentro da linha Porsche, o Macan GTS vem com o motor elétrico traseiro mais potente da linha (516 cv), operando em conjunto com outro propulsor elétrico dianteiro, totalizando 571 cv de potência combinada (overboost do Launch Control). Seu torque surpreende: são 97,4 mkgf imediatos, número digno de caminhões.
Esses números superlativos de potência e torque geram, claro, uma performance típica de um Porsche: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, alcança 200 km/h em 13,3 segundos e tem velocidade máxima limitada a 250 km/h. A tração integral permanente mantém tudo sob controle, e, assim como no Macan Turbo, sua transmissão foi especialmente projetada para o maior torque.

A autonomia, porém, ainda não foi divulgada pela Porsche. A fabricante afirma apenas que a versão terá bateria de 100 kWh de capacidade, podendo ser carregada de 10% a 80% em apenas 21 minutos a 270 Watts.
Tecnologias
O Pacote Sport Chrono vem de série e agora incorpora o modo Track, já presente no Taycan, desenvolvido para otimizar o carro em situações de condução de alta performance. Ao ativá-lo, o sistema intensifica o resfriamento da bateria, reduzindo a perda de potência provocada pelo superaquecimento (efeito conhecido como derating), o que garante um desempenho elevado mesmo sob uso intenso.

E, além disso, o Macan GTS EV traz também o chamado Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), que utiliza um bloqueio eletrônico do diferencial traseiro para aprimorar tração. O componente é instalado logo atrás do motor traseiro, contribuindo para a distribuição de peso equilibrada de 48% na dianteira e 52% na traseira, que privilegia o eixo traseiro e reforça o comportamento dinâmico característico da marca. Por essas e outras, essa versão oferece o menor centro de gravidade da linha do SUV.
No pacote ainda estão as suspensões pneumáticas adaptativas, com calibração esportiva exclusiva e altura reduzida em 1 cm com relação ao solo. O eixo traseiro esterçante é opcional, mas o emulador de som esportivo, disponível em duas configurações para escolha do motorista, é item de série do SUV elétrico nessa versão GTS.

Visual
Esteticamente ele traz a tradicional identidade esportiva da linha, com detalhes em preto. Faróis Matrix LED escurecidos e as bordas acima das entradas de ar reforçam o estilo agressivo. Ele já trará o novo pacote Sport Design, com parachoques redesenhados e acabamentos exclusivos. As novas saias laterais e o difusor pronunciado completam o conjunto na parte de trás, junto às lanternas escurecidas que mantêm a harmonia do design. Rodas? Aro 21 de série, ou 22 opcionais.

Na cabine, volante GT multifuncional, apoios de braço, painéis de porta, painel de instrumentos e nos bancos esportivos com 18 ajustes elétricos. Opcionalmente, um pacote estético permite combinar o interior às cores externas (vermelho, cinza ou azul): costuras, cintos e logotipos seguem o tom escolhido, sempre com apliques em fibra de carbono em partes internas.
