O Panamera recebeu uma atualização em diversos aspectos, sendo que a própria Porsche trata as mudanças como uma nova geração do modelo, a terceira. E a boa notícia é que as pré-vendas da novidade no Brasil devem ser iniciadas em 2024 – com data a ser definida.

Se em relação ao tamanho o sedã de luxo segue com 5.052 mm de comprimento, 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura (Executive: 1.428 mm), na aparência há novidades.

Porsche Panamera – Crédito: Divulgação

A frente adota uma entrada de ar adicional acima da placa. Outro detalhe pode ser observado na linha da janela, que foi redesenhada. As bordas externas da janela traseira, inclusive, estão niveladas com o contorno da carroceria.

De série, ele tem os faróis de LED Matrix. Como opcional, há o sistema de iluminação HD Matrix LED de alta resolução, que engloba mais de 32.000 pixels por farol.

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Interior

Por dentro, o conceito de cockpit “Porsche Driver Experience” apresenta um certo “equilíbrio” entre elementos digitais e analógicos.

Porsche Panamera – Crédito: Divulgação

Destaque para um display opcional para o passageiro. Trata-se de uma tela de 10,9 polegadas, na qual exibe dados de desempenho do veículo com direto à customização de dados. Para evitar distrações, o display do passageiro não pode ser visto do banco do motorista.

Ele conta com conexão com o Apple CarPlay e o Android Auto, que permitem a conexão de dados de smartphone e veículo.

Motorização

Para o novo Panamera, há quatro powertrains E-Hybrid. O Panamera Turbo E-Hybrid, por exemplo, vem equipado com um motor turbo V8 de quatro litros que foi integralmente revisado. Juntamente com o motor elétrico recém-desenvolvido, o conjunto oferece uma potência de 500 kW (680 cv) e torque máximo de 930 Nm. A a transmissão é a PDK de embreagem dupla com oito marchas – redesenhada.

Com isso, o sedã possui uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e velocidade máxima de 315 km/h.

Porsche Panamera – Crédito: Divulgação

Versões Turbo

Para as versões com o nome “Turbo”, a marca adotou um para-choque traseiro com painéis de difusor pintados e um para-choque dianteiro exclusivo na cor do veículo. Há também ponteiras de escape com acabamento bronze escuro e rodas com fixação central opcionais, que também podem ser escolhidas nos outros modelos.

A cor exclusiva do Turbo, a “Turbonite”, é usada como contraste nas tiras da janela lateral e no logotipo Turbo na tampa traseira, bem como no emblema da Porsche no capô, rodas e volante.

No interior, o Turbonite é combinado com elementos de carbono. Pode ser encontrado, por exemplo, no conta-giros central no painel de instrumentos e como a cor dos controles no console central.

Porsche Panamera – Crédito: Divulgação