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Um raro Porsche 911 2.5 S/T de 1971, encontrado em estado de sucata nos Estados Unidos, ganhou uma segunda chance de voltar às ruas graças ao trabalho de restauração da Porsche Classic, o departamento de clássicos da marca alemã.

Baseado no 911 2.4 S Coupé de produção, o 911 2.5 S/T era um carro de corridas desenvolvido especialmente para participar de rallyes e também para atender às regras dos Grupos 3 e 4 de competições como as 24 Horas de Le Mans. Além de um tanque de combustível maior e um interior “pelado”, o modelo recebia novas rodas mais largas, um motor mais potente (274 cv ante 190 cv) e até a carroceria tinha partes feitas em chapas mais finas que nos 911 de rua.

Foram feitas apenas 24 unidades do 2.5 S/T, sendo que esta em questão foi a vencedora na categoria Grupo 3 das 24 Horas de Le Mans de 1972. A vida agitada do Porsche em corridas havia acabado com a carroceria original, modificada e reparada várias vezes e de maneira inadequada. Tanto que foi necessário alinhar novamente todo o monobloco.

A tinta desgastada da carroceria foi removida com o uso de uma solução alcalina, que mostrou a necessidade de se trocar várias partes da lataria, afetadas por corrosão ou por amassados, como foi o caso do teto.

A partir daí, as chapas foram refeitas de maneira artesanal, com várias peças moldadas à mão, em um trabalho que consumiu mais de mil horas. Já na pintura foi feita artesalmente, depois da carroceria passar pelo mesmo tratamento de chapa aplicada aos Porsche novos.

Na montagem, a principal dificuldade enfrentada foi a de conseguir todos os equipamentos e acessórios com os quais o carro saiu da linha de montagem, já que muitos itens foram desenvolvidos especialmente para esta versão de competições.

O resultado final, conforme você pode conferir no álbum, é impressionante.