Durante um bom tempo, o Picanto foi nossa opção mais barata de carro automático. Com a chegada dos modelos automatizados, ele perdeu esse apelo, já que grande parte dos consumidores coloca os dois tipos de transmissão no mesmo balaio, apesar de serem substancialmente distintos. No entanto, se considerarmos o pacote de equipamentos que este Kia oferece, ele continua sendo um bom negócio. Com ar, direção, CD com MP3 e entradas USB e para iPod, revestimento de couro no volante e alavanca de câmbio, trio elétrico, rodas de liga e airbag duplo, sai por R$ 39.900 – praticamente o mesmo valor do Palio Dualogic básico. Se os itens forem equiparados, o Fiat fica cerca de R$ 6 mil mais caro: mais ou menos a mesma diferença que se encontra no Gol I-Motion, que parte de R$ 37.160, mas passa dos R$ 46 mil quando equipado com itens semelhantes.

Mas, enquanto o Fiat oferece motor 1.8 de 114 cv e o Volks um 1.6 de 106 cv, ambos flex, o Kia vem com um 1.0 12V de 64 cv e 8,9 kgfm. Além de pouco potente, queima só gasolina. Na prática, como o carro é leve, o motor dá conta do recado – para quem não faz questão de desempenho e (importante) roda 99% do tempo na cidade. Mesmo com o câmbio automático de quatro marchas, vai bem no trânsito, apesar das acelerações e retomadas lentas. Por outro lado, seu consumo é baixo. Na estrada, o motorista sofre mais – e não pode arriscar muitas ultrapassagens.

Por dentro, é espaçoso graças ao entre-eixos de 2,4 metros (apesar das medidas externas compactas) e o acabamento não é exemplar, mas não deixa a desejar: tem encaixes benfeitos e plásticos de boa qualidade. Já o porta-malas, de apenas 220 litros, reforça sua vocação urbana. Externamente, seu design se diferencia no trânsito, e as opções de cores diferenciadas garantem personalidade, mas ele está desatualizado. Na Coréia do Sul, o modelo ganhou um face lift que o deixou mais moderno. Para o Brasil, a marca (que comercializa hoje a versão 2010/2011), promete “mudanças cosméticas” para os próximos meses (que devem ser as mesmas, já que ele é importado), e o presidente da marca afirmou que o motor flex já está sendo desenvolvido. Hora da pechincha! A carroceria atual, só com bom desconto.