A oferta deprimida de veículos continua exercendo pressão sobre os preços de automóveis. Em novembro, os carros 0 km ficaram em média 1,51% mais caros no período, enquanto seminovos subiram 2,28% e usados 1,92%. É o que revela o Monitor de Variação de Preços da Kelley Blue Book Brasil (KBB), empresa especializada em pesquisa de preços de carros novos e usados.

Carros novos

Em outubro o MVP registrava acréscimo médio de 1,38% para os preços dos carros novos. Destacando somente os modelos 2022, o índice médio de variação passou de 1,64% há dois meses para 2,24% no mês passado. Veja a tabela abaixo:

Foto: Divulgação

Seminovos

Para os veículos seminovos, com até três anos de uso, há também uma tendência de alta. Em média, os aumentos passaram de 1,67% para 2,28% nos últimos dois meses, chegando ao pico de 2,92% para os carros 2020 em novembro.

Foto: Divulgação

Usados

Com relação aos carros usados (que abrangem de quatro a dez anos), houve leve arrefecimento na curva média de variação positiva, uma vez que os 1,92% de novembro ficaram abaixo dos 2,21% observados em outubro. Porém, vale destacar que o ano modelo 2013 registrou pico de 3,45% de incremento médio de preços no mês passado.

Foto: Divulgação

Metodologia

O MVP de novembro da KBB Brasil analisou uma amostragem com 26.376 versões de veículos novos e usados à venda no mercado.

A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Conheça os detalhes do Volkswagen Fox com seis rodas e três eixos
+ Avaliação: RAM 1500 acelera forte, mas não faz sentido
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+ Fiat Pulse fica mais caro em todas as versões; veja o reajuste
+ Peruas usadas valorizam acima da média; confira o top 10
+ Avaliação: Hyundai Creta 2022 arrisca no visual, mas se destaca pelo motor
+ Segredo: o SUV da Fiat com base de Peugeot que dá pistas sobre o novo Jeep Renegade
+ IPVA 2022: saiba como parcelar o imposto em até 12 vezes
+ Avaliação: Caoa Chery Tiggo 7 Pro é um novo rival para o Jeep Compass
+ Volvo vai comercializar XC40 apenas elétrico; confira a avaliação
+ Calculadora gratuita de IPVA: saiba quanto vai custar o seu imposto
+ IPVA e licenciamento pelo WhatsApp; conheça a nova assistente da Zapay