09/09/2020 - 13:35
O mercado de veículos seminovos tem mostrado um ritmo de recuperação melhor que o de veículos 0 km, com uma tendência de alta no preço do carro usado. Dados apresentados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que, em 2019, a relação entre as vendas de carros 0 km e usados era de 4,3 modelos usados para cada novo. Atualmente este índice está em 5,1 para cada 0 km.
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Em agosto, a tendência de alta de 0,47% entre os usados captada pelo Monitor de Variação de Preços – Autos da KBB Brasil corrobora o momento aquecido do segmento.
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Isso é apontado também em dados mais recentes da Fenauto, que reúne as lojas revendedoras de veículos. A média diária de transferências de carros seminovos e usados (automóveis e comerciais leves) em agosto deste ano esteve muito próxima da observada em agosto de 2019 (43.967 transferências contra 45.022), atingindo um resultado -6,8% pior, com 923.320 transações no período.
Este total, por outro lado, é 10% melhor do que o registrado em julho de 2020 (838.682 transações). Neste contexto, os veículos seminovos, com ano modelo até 2017, tiveram alta de 0,33% nos preços, em média, em agosto, diferença substancial para o -0,79% de variação média vista em todo o ano de 2019.
Variação de preços de seminovos (até 3 anos de uso) | |||
Ano modelo | Julho/20 | Agosto/20 | Média/2019 |
Média | -0,46% | 0,33% | -0,79% |
2020 | 0,56% | 0,30% | – |
2019 | -0,69% | 0,17% | -0,99% |
2018 | -0,86% | 0,40% | -0,78% |
2017 | -0,87% | 0,47% | -0,68% |
No caso dos modelos usados (de 4 a 10 anos de uso, portanto, anos modelo de 2010 a 2016), a tendência de alta foi até superior: em média, ficaram 0,62% mais caros no último mês, sendo os modelos 2016 os mais valorizados, com 0,81% de variação positiva.
Variação de preços de veículos usados (de 4 a 10 anos de uso) | |||
Ano modelo | Julho/20 | Agosto/20 | Média/2019 |
Média | -1,19% | 0,62% | -0,75% |
2016 | -0,88% | 0,81% | -0,73% |
2015 | -1,15% | 0,75% | -0,84% |
2014 | -1,32% | 0,77% | -0,83% |
2013 | -1,35% | 0,31% | -0,71% |
2012 | -1,08% | 0,70% | -0,68% |
2011 | -1,37% | 0,51% | -0,73% |
2010 | -1,22% | 0,26% | -0,67% |
Com relação ao mercado de veículos 0 km, a indústria também registrou crescimento em agosto, embora num ritmo menor do que o observado em julho. Segundo a Fenabrave, houve alta de 6,42% nos emplacamentos entre estes dois meses, porém o resultado anual ainda é -24,77% inferior, comparando com agosto de 2019, e -35,75% menor, em relação ao acumulado do ano de 2020 versus o ano passado.
O que vale destacar é que a indústria parece ter estabilizado o nível de produção à nova realidade da demanda, mantendo os 23 dias de estoque observados em julho também no mês passado, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O acúmulo de produção está cerca de 4 meses “atrasado” em relação ao desempenho até agosto de 2019).
Estabilidade também é vista referente à variação de preços. O MVP de agosto mostra que, em média, os preços praticados para os automóveis e comerciais leves experimentou estagnação de -0,03%, o que demonstra arrefecimento nos ajustes atípicos sofridos pelo segmento na época de maior oscilação cambial durante o primeiro semestre do ano.
Contudo, ainda assim é possível destacar um movimento já registrado no último MVP de julho, que mostrava certa tendência de valorização de veículos 0 km com anos modelo anteriores, de 2019 e 2018 (porém, como a oferta destes carros é menor, o impacto sobre a média total não é tão relevante).
Variação de preços de veículos 0 km | |||
Ano modelo | Julho/20 | Agosto/20 | Média/2019 |
Média | 0,29% | -0,03% | -0,27% |
2021 | -0,52% | -0,05% | – |
2020 | 0,09% | -0,07% | – |
2019 | 0,66% | 0,02% | -0,35% |
2018 | 0,45% | -0,02% | -0,15% |