O preço do diesel está 46% mais caro que em janeiro de 2021, é o que aponta o último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL).

Tanto o diesel comum quanto o S-10 registraram alta no comparativo com dezembro de 2021. Na média nacional, o combustível fechou janeiro com o litro vendido a média de R$ 5,770, alta de 2,81%, e o tipo S-10 registrou acréscimo de 2,68%, com o valor de bomba que passou de R$ 5,676 para R$ 5,828.

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“Apesar da estabilidade nos preços registrada em dezembro, o valor do diesel já vinha numa crescente neste ano, especialmente nas Regiões Sul e Sudeste. A última análise do IPTL confirma esse cenário, com a constatação de altas em todas as Regiões brasileiras que, a exemplo do Sul, chegam a 3,74%, logo no fechamento do primeiro mês do ano, reflexo também dos últimos reajustes anunciados pela Petrobras”, afirma Douglas Pina, head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.

E completa: “se compararmos o valor atual desses combustíveis com a média de um ano atrás, que era de R$ 3,930 para o comum, e de R$ 3,988 para o tipo S-10, a diferença é  de mais de 46%”.

Preço nos Estados

Em relação ao preço nos Estados, o Amazonas registrou a maior alta para o diesel comum (4,56%), R$ 5,729, ante R$ 5,479 de dezembro. O maior preço médio foi registrado no Acre, a R$ 6,393; e o menor no Paraná, com o litro a R$ 5,313.

A Bahia, por sua vez, apresentou a maior alta para o diesel S10, de 4,02%, passando de R$ 5,640 para R$ 5,867. Assim como o diesel comum, o maior valor médio para o S-10 foi encontrado nos postos do Acre, a R$ 6,346; e o valor mais baixo no Paraná, a R$ 5,366.

Metodologia

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil.

Governo avalia redução do preço do diesel

Segundo divulgado pela Agência Brasil, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na última terça-feira (1º) que o governo avalia reduzir, de forma moderada, algum imposto sobre o diesel. No entanto, questionou se valeria a pena subsidiar a gasolina por estarmos em transição para uma economia verde.

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