Após uma valorização dos modelos seminovos e usados nos últimos anos, os valores desses carros começaram a cair.

Em agosto, a queda chegou a 1% para modelos entre 4 a 10 anos de uso, quando comparado a julho deste ano, segundo o último levantamento do Monitor de Variação de Preço da Kelley Blue Book (KBB) Brasil. A previsão é de que os preços continuem apresentado baixas.

“Apesar de entender que ainda não chegamos em um cenário normal (queda de preço natural por conta da depreciação), a expectativa é que essa queda perdure no curto prazo, estimulada principalmente por fatores econômicos”, explica Fernando Barros, gerente de Precificação, Produtos e Estudos da Cox Automotive, pela qual a KBB faz parte, com exclusividade para a Motor Show.

Fiat Uno – Divulgação/Stellantis

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Desvalorização dos usados

Os modelos usados (de 4 a 10 anos de uso) registraram desvalorização em agosto ante julho deste ano. Apenas os modelos 2012, 2013 e 2016 se mantiveram valorizados no último mês. Veja a tabela abaixo:

Foto: Divulgação/KBB

Os carros seminovos (até 4 anos de uso) também apresentaram uma pequena depreciação nos preços (de até -0,89%).

Foto: Divulgação/KBB

Quais são os motivos das quedas?

Desde abril de 2022, a KBB verificou um movimento de baixa nos valores.

“Muito ocasionada pela restrição de crédito, que limitou o poder de compra do consumidor (aumento de inadimplência, do comprometimento de renda e das altas constantes da taxa Selic). Com isso, o mercado teve que se adaptar (adequação de preço) para continuar a girar. Nesse período, também tivemos as altas constantes no preço do combustível, que ajudou a desestimular a compra de veículos”, diz Barros.

Outro ponto para entender os preços foram as retomadas de entregas dos veículos 0km, mesmo que abaixo do normal devido à crise dos semicondutores.

“Essa retomada, que deve se estender durante 2023, foi fundamental principalmente para os frotistas (locadoras, etc), que puderam renovar o seu estoque e ‘desaguar’ mais seminovos no mercado, o que deixou o preço mais competitivo (lei da oferta e demanda)”.

O executivo também diz que o carro usado se tornou uma boa opção frente ao automóvel novo.

“O ‘velhinho’ é a oportunidade de se trocar de carro, por vezes adquirindo um veículo mais completo do que um 0km, por um preço mais atrativo, e, sem se expor demais a uma dívida alta”.

Chevrolet Prisma Joy – Foto: Divulgação/GM

Veículos novos

Os veículos leves novos tiveram uma variação média de preço superior à registrada em julho. No entanto, os valores dos veículos ano/modelo 2022 registraram uma queda de -0,14%, em média, em agosto.

Foto: Divulgação/KBB

Em relação aos carros novos, o cenário é outro. Este mercado é impactado por fatores que não garantem uma queda no valor.

“As montadoras tiveram que investir muito para se adequar no período da pandemia e há que se lembrar que ainda existe uma conta a ser paga de todo esse período de paralisação, assim aliado a fatores econômicos (variação do dólar, etc) e políticos, não vemos um cenário de queda no valor do 0km, pelo menos a curto prazo”.

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