MERCEDES-BENZ GLA

Um dos lançamentos mais aplaudidos do Salão de Frankfurt 2013 foi também o mais importante para os brasileiros. O Mercedes-Benz GLA – o SUV compacto da família do Classe A – será mesmo fabricado no Brasil, conforme MOTOR SHOW antecipou em outubro de 2012. Na véspera da apresentação do GLA em Frankfurt, o presidente mundial da Daimler, Dieter Zetsche, confirmou a um jornal alemão que o carro será produzido no Brasil. A fábrica será construída em São Paulo ou em Santa Catarina e terá capacidade inicial para produzir 30.000 veículos. O GLA faz parte da plataforma NGCC (New Generation Compact Car), que tem também o Classe A, o Classe B e o CLA (sedã do Classe A). O simpático SUV da Mercedes tem linhas arrojadas, bem atuais, e é muito bonito. Como quinto representante dos utilitários esportivos da marca, ele abandona o formato “caixa” que aparece no visual dos modelos GLK, ML, GL e G. O GLA também será o primeiro SUV da Mercedes que terá opcionalmente a tração integral permanente 4Matic de última geração, com distribuição de torque totalmente variável. Serão duas versões a gasolina: o GLA 200 1.6 terá 156 cv de potência e o GLA 250 2.0 oferecerá 211 cv. Suas vendas começam no primeiro semestre na Europa. Ele chega ao Brasil no segundo semestre de 2014.

PORSCHE 918 SPYDER

Eis um carro exagerado! A Porsche não economizou tecnologia para produzir o novíssimo 918 Spyder. O carro conta com três motores – um V8 a combustão e um elétrico na traseira e outro elétrico na dianteira. Graças à tecnologia Hydrid Plug-in, o 918 Spyder consegue oferecer 880 cv de potência combinada, tração nas quatro rodas, 0-100 km/h em míseros 2,8 segundos e consumo de apenas três litros de gasolina a cada 100 quilômetros rodados. Em modo totalmen nte elétrico, o carro acelera de 0-100 km/h em menos de sete segundos. O V8 tem 608 cv de potência, enquanto os dois motores elétricos somam 286 cv. O 918 Spyder usa e abusa da tecnologia da Porsche nas corridas de endurance, especialmente as 24 Horas de Le Mans. O carro foi baseado no 911 GT3 R Hybrid, um dos mais bem-sucedidos modelos de corrida da marca.

VOLKSWAGEN GOLF SPORTSVAN

Apesar de ser chamado pela Volkswagen de “Concept Vehicle”, o Golf Sportsvan já tem até data de lançamento (2014) e seus principais mercados definidos (Alemanha, França e Itália). Visto lateralmente, o Golf Sportsvan é um Golf com o teto em arco e a coluna C (traseira) invadida por uma pequena janela. Embora seja discreto e não tenha provocado “ohs! e uhs!” no Salão de Frankfurt, o Sportsvan tem tudo para pegar. Digamos que ele é um misto de perua e minivan, uma evolução do nosso conhecido VW SpaceFox. Ele herdou do Golf GTI o sistema XDS+, que é um blocante eletrônico do diferencial atuando junto com o ESC para lhe dar mais estabilidade. O Sporstvan terá três versões. Os motores turbo a gasolina serão de 85 cv, 110 cv, 125 cv e 150 cv. Todos esses motores poderão trabalhar com a caixa automatizada de sete velocidades com dupla embreagem.

FERRARI 458 SPECIALE

Em qualquer salão do mundo a história se repete: o estande da Ferrari é o mais procurado pelos visitantes e até pelos jornalistas. Em Frankfurt, a casa de Maranello não decepcionou: lançou oficialmente a série especial 458 Speciale. Além de toda a beleza e esportividade do carro, essa nova Ferrari traz como novidade o motor V8 aspirado mais potente de sua história. O propulsor de 4,5 litros foi retrabalhado e conseguiu chegar a 605 vc, com a incrível potência específica de 135 cv/litro. Para se ter uma ideia, a 458 Italiana, da qual se originou a série Speciale, oferece “apenas” 570 cv. A relação peso/potência também impressiona: somente 2,1 kg/cv. Seu peso é de 1.290 quilos. Falar do 0-100 de uma Ferrari é inútil: são apenas três segundos. Na aceleração de 0-200 km/h, a 458 Speciale gasta apenas 9,1 segundos. O carro é tão bom que o controle eletrônico do ângulo de compensasão (SSC) passará a ser padrão em todas as Ferrari daqui para a frente. A Ferrari normalmente usa a sua pista particular de Fiorano, na Itália, para avaliar o desempenho de seus carros. A 458 Speciale marcou a volta de 1min23s5, ou seja, meio segundo mais rápida do que a 459 Italia. Nada mal.

BMW i8

O novíssimo BMW i8 é um milagre da tecnologia. Quem diria, algum tempo atrás, que um carro 1.5 poderia chegar a 250 km/h? Ou que um carro híbrido poderia ser um dos mais sedutores esportivos do Salão de Frankfurt? Pois o BMW i8 é tudo isso. Ele nasceu para ser “o esportivo de uma nova era”, segundo a BMW. Utilizando materiais leves e tecnologia híbrida, o i8 carrega o primeiro motor 3 cilindros da história da BMW. Montado na dianteira, ele foi desenvolvido a partir do 6 cilindros em linha da marca e ficou com 1,5 litro. Sua potência é de 231 cv (nada menos de 154 cv/litro). Contando com turbo e injeção direita, o 3 cilidros do i8 entrega 32,6 kgfm de torque. O motor elétrico, na traseira, desenvolve 96 kW ou 131 cv de potência, com 25,5 kgfm de torque. Sua aceleração de 0-100 km/h é de 4,4 segundos. Só no modo elétrico, ele é capaz de rodar a 120 km/h. A potência combinada do BMW i8 é de 362 cv com 58,1 kgfm. Ele tem tração integral 4×4. Enfim, um carrão híbrido para os fãs da BMW que sonhavam com um cupê 2+2. Preço estimado: 100 mil euros.

VOLKSWAGEN E-GOLF

Se no Brasil a Volkswagen finalmente está lançando a geração VII do Golf, na Europa é bem diferente. Sem novos modelos para mostrar, a Volks lançou o e-Golf, uma rápida resposta para um mercado cada vez mais aberto aos carros elétricos. Junto com ele veio o VW e-Up!, num programa chamado de e-Mobility. O e-Golf é totalmente elétrico e tem 85kW, o que equivale a 115 cv de potência. Esse motor é capaz de funcionar a 12.000 rpm e oferece um torque de 27,5 kgfm. O desempenho do carro é bom. O e Golf acelera de 0-100 km/h em 10,4 segundos e tem sua velocidade limitada eletronicamente em 140 km/h. Os motores e as baterias do e-Golf e do e-Up! são produzidos pela própria Volkswagen na Alemanha. No verão europeu do ano que vem o e-Golf já estará sendo vendido. Foi uma boa resposta da Volkswagen à demanda por carros mais econômicos e não poluentes. De acordo com seus cálculos, o dono de um e-Golf gastará apenas 3,28 euros (cerca de R$ 9,89) para rodar 100 km com o carro. O e-Up! é ainda mais barato: 100 km por 3,02 euros (cerca de R$ 9,11).