O primeiro automóvel de Ferdinand Porsche foi elétrico. Ele projetou o Egger-Lohner C2 Phaeton em 1898 para a Lohner-Werke e dirigiu a raridade pelas ruas de Viena.

O modelo criado por Porsche tem eixo de direção nas rodas dianteiras e um motor elétrico “octógono”. O nome deriva da carcaça fechada do motor de oito lados, que pesa apenas 130 kg, possui amortecedores e oscila em torno do eixo traseiro.

A velocidade do carro é regulada por um controlador de doze velocidades com seis marchas à frente, duas marchas à ré e quatro níveis de frenagem.

Quatro veículos baseados neste chassi são fabricados com diferentes construções de carroceria pelo fabricante vienense de carruagens Ludwig Lohner.

Um deles ganhou o primeiro prémio numa corrida de 40 quilómetros no contexto do primeiro Salão Internacional do Automóvel de Berlim em 1899. O Egger-Lohner C2 Phaeton é a construção mais antiga de Ferdinand Porsche ainda existente.