Os primeiros modelos elétricos da divisão esportiva da Mini, John Cooper Works (JCW), os Cooper JCW E e Aceman JCW E, desembarcam agora no mercado brasileiro. O hatch esportivo elétrico sai por R$ 331 mil, enquanto o SUV elétrico e esportivo é tabelado em R$ 346 mil.

+ Novo Mini Cooper esportivo chega ao Brasil R$ 70 mil mais caro que o tradicional

+ Imposto de importação para carros elétricos e híbridos muda em julho; entenda

Linha Mini JCW elétrica – Foto: Mini/divulgação

A primeira aparição dos modelos havia sido durante o Festival Interlagos 2025 – Edição Carros. Preparados para a esportividade, como um Fiat Abarth ou Volkswagen GTS, eles contam com motor elétrico de 258 cv de potência com 34,7 mkgf de torque imediato, sempre com tração dianteira. O hatch de duas portas acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, tornando-se o carro mais rápido da marca, enquanto o Aceman JCW atinge 100 km/h a partir da imobilidade em 6,3 segundos. Ambos aceleram até 195 km/h.

PreviousNext

As baterias de alta tensão, cada uma com um conteúdo energético de 54,2 kWh (bruto), fornecem um alcance de até 306 km no hatch, enquanto o Aceman vai além com 312 km de autonomia, de acordo com o ciclo de teste do Inmetro/PBEV.

PreviousNext

Essa linhagem esportiva JCW tem acertos próprios de suspensões (de curso mais baixo e com maior rigidez), direção (mais precisa e direta), e freios (mais poderosos), tudo em prol do que a Mini chama de “go-kart feeling”, ou a sensação de direção de um kart, pequeno carro de corrida. Visualmente, faróis com assinatura em LED própria, saias laterais pretas, apêndices aerodinâmicos na altura da coluna C e spoiler traseiro acentuado, tudo em prol da estética e melhor aerodinâmica. As rodas seguem a mesma receita, com aro 18 no modelo menor e aro 19 no maior.

PreviousNext

A cabine traz decorações e forrações próprias, com destaque para partes vermelhas e bancos em couro com gravuras exclusivas. Há até charmes como iluminação ambiente em LED com gráficos de luz que iluminam o teto panorâmico. No centro do painel vai a controversa multimídia redonda da Mini, com 24 cm de diâmetro, que inclui informações do painel de instrumentos, ar-condicionado, rádio, GPS, espelhamento de smartphones e afins. Dentre as tecnologias de série, função de controles do carro por comandos de voz.

PreviousNext

Na instrumentação, a tal tela redonda ainda informa dados e métricas exclusivas nesses JCW, como porcentagem de torque e força G atual. De série nos dois modelos, Cooper JCW e Aceman JCW, um pacote ADAS de assistentes de condução bem recheado, além de carregador de celular por indução, teto panorâmico, câmeras 360º, sistema Park Assist de estacionamento semiautônomo, conexão do carro com app da Mini, etc.

Mini Aceman JCW elétrico – Foto: Mini/divulgação

Os novos Mini Cooper JCW elétrico e Aceman JCW elétrico estão disponíveis no Brasil em 11 opções de cores cada, com opção de teto na cor vermelho, preto ou vermelho com decorações. O interior é sempre preto com detalhes vermelhos.