18/01/2025 - 6:50
O motor 1.3 turboflex adotado pelos modelos da Jeep, como o Renegade, Compass e Commander, ficou menos potente. No site da marca, o propulsor aparece com 176 cv, antes era 185 cv – ou seja, 9 cv a menos de potência.
O motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, que equipa o Compass Limited TD350 e o Commander Overland TD380, foi retirado de linha e deve ser substituído pela opção 2.2 turbodiesel de 200 cv.
Esses são exemplos, segundo o site AutoSegredos, das mudanças previstas devido ao novo estágio do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), chamado de L8, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2025.
Ele adota mudanças para a indústria automotiva nacional, com o intuito de reduzir a emissão de poluentes, como o seu nome sugere. As regras têm como base a Resolução 492 de 2018 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
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Menos Emissões
O primeiro estágio do L8 determina uma queda, em média dos veículos de cada marca, para 50 mg/km de Nmog + Nox – emissão de gases orgânicos não metano para automóveis e óxidos de Nitrogênio.
Há mais duas fase de redução, previstas para 2027 (40 mg/km de Nmog + Nox) e 2029 (30 mg/km de Nmog + Nox). Para se ter uma ideia, na L7 a média era de 80 mg/km de Nmog + Nox.
Isso deve representar a saída de linha de algumas opções do mercado ou mudanças nos carros para atender aos parâmetros e equilibrar a média de emissões como visto acima com a Jeep.
As montadoras irão homologar os seus veículos e em 2026 elas devem entregar uma média corporativa nos limites estabelecidos.
Eletrificação
Mesmo sendo uma média para atender os requisitos de emissões, a eletrificação deve ocorrer com mais intensidade na gama das marcas.
“É uma tendência e que deve colaborar [para a redução de emissões] e compensar os demais produtos [que poluem mais]”, afirma afirma Raquel Mizoe, diretora de Leves e Emissões da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), com exclusividade ao site MOTOR SHOW.
OBD
Entre outras mudanças, destaque também para a otimização do sistema OBD (On Board Diagnostics), que monitora em tempo real as emissões dos carros.
“Há um aumento no número de monitores para checar se o carro está emitindo ou não determinada quantidade de gases. Quando há uma divergência, ele acende a luz no painel e pede para o consumidor ir verificar o que está acontecendo.”
Stellantis
O site MOTOR SHOW questionou a Stellantis, dona da marca Jeep, sobre o motivo da alteração das motorizações. Até a publicação deste conteúdo, a montadora não respondeu. O espaço segue aberto para esclarecimentos.