A produção de autoveículos (automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões) registrou alta de 24% em agosto quando comparado com julho – foram 227 mil unidades contra 183 mil.

No entanto, ao comparar o oitavo mês com o mesmo período do ano passado houve redução de 4,6%. Agosto de 2022 apresentou 238 mil unidades produzidas no Brasil. No acumulado do ano houve redução de 0,4% ante 2022.

Os dados foram divulgamos pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), nesta terça-feira, 5.

+ Onix supera Polo e lidera entre os carros 0km mais vendidos do Brasil; veja o ranking
+ Procura online por carros de luxo usados dobra no Brasil; veja as marcas mais desejadas

Exportação

As exportações cresceram 13,8% ante julho, mas caíram 26,2% quando comparado com agosto do ano passado.

Exportação América Latina

Durante a coletiva de imprensa, a associação exibiu dados de exportação e participação de países na América Latina. Destaque para a China, que saltou de 4,6% em 2013 para 21,2% em 2023. O Brasil, por sua vez, aparece logo atrás e conta com uma queda em market share de 22,5% para 19,4%.

Outros países asiáticos também estão em destaque, caso da Índia que passou de 2,2% para 5%; e Indonésia, de 0,2% para 1,5%.

“É um cenário muito preocupante. Nós estamos deixando o nosso mercado tradicional e os asiáticos estão entrando, preços baixos e estão ganhando mercado”, afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.