08/04/2024 - 10:29
Em comparação com fevereiro, a produção das montadoras em março aumentou 3,2%, com 195,8 mil unidades saindo das linhas de montagem no terceiro mês do ano, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
Por outro lado, prejudicada pela queda nas exportações, a produção de veículos recuou 11,8% no mês passado, na comparação com o mesmo mês de 2023. Houve também três dias a menos de vendas em março deste ano.
O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 8, pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
O resultado leva para 538 mil veículos o total produzido no primeiro trimestre, agora apenas um modesto crescimento de 0,4% em relação aos três primeiros meses do ano passado. A previsão da Anfavea para todo este ano é de crescimento de 6,2% da produção.
Apesar do recuo no comparativo interanual, a associação destaca que a produção, próxima a 200 mil unidades, foi a melhor desde novembro, acompanhando a crescente demanda do mercado interno.
Vendas
As vendas de veículos novos em março, de 187,7 mil unidades, recuaram 5,7% na comparação com o mesmo mês de 2023. Apesar disso, o setor mostrou uma melhora no ritmo diário, chegando pela primeira vez no ano a 9,4 mil veículos vendidos a cada dia útil. Essa média também supera, em 8,5%, a do mesmo mês do ano passado.
Em relação a fevereiro, março mostrou crescimento de 13,6% na comercialização de veículos novos. Assim, o primeiro trimestre fechou com alta de 9,1% nas vendas, com 514,6 mil veículos emplacados no Brasil em três meses.
O desempenho reflete a melhora nas condições de crédito, em decorrência da queda dos juros, além da demanda firme das locadoras de automóveis.
Híbridos e elétricos
Na coletiva, a Anfavea apresentou que os emplacamentos de automóveis e comerciais leves híbridos atingiram 4,6% de participação de mercado, enquanto os elétricos 2,9%.
Exportações
As exportações, por outro lado, seguem fracas, com queda de 28% em março contra o mesmo período do ano passado.
Na comparação com fevereiro, os embarques do mês passado, de 32,7 mil veículos, subiram 6,5%. Com isso, as exportações das montadoras tiveram queda de 28% no primeiro trimestre, somando no período 82,2 mil veículos brasileiros vendidos ao exterior, tendo México, Argentina, Colômbia e Chile como os principais destinos.
Emprego
O balanço da Anfavea mostra ainda que as montadoras criaram 738 vagas de trabalho no mês passado. O setor emprega agora 101,4 mil trabalhadores.