O hatch, que ocupará o lugar do Vectra GT, utilizará o motor Ecotec 1.8 16V, em desenvolvimento para ser fabricado em Santa Catarina

A história do Chevrolet Cruze para o mercado nacional mostrou-se complicada desde o início. Primeiro a GM americana decidiu investir em uma nova fábrica no México cujo objetivo principal era o de abastecer o mercado norte-americano com esse novo e econômico sedã mundial da marca. Com essa decisão da matriz, a General Motors do Brasil (GMB) ganharia muito: poderia importar parte da produção mexicana do Cruze para o mercado nacional com vantajosos benefícios fiscais, que isentariam o novo carro do pesado imposto de importação (pelo acordo de livre comércio vigente entre o Brasil e o México).

Com isso, os investimentos da GMB seriam mínimos e teríamos, por aqui, o sedã médio que tem sido reverenciado pelo mundo como um sucesso de mercado. Mas, quando a matriz olhou com mais atenção para seus cofres, descobriu que não era o momento de investir em fábrica alguma. A GM americana levou a escada e a GMB ficou com a brocha na mão: precisava do Cruze no mercado nacional para dividir com as outras marcas os quase 15 mil consumidores que compram sedãs médios todo mês. Somente o Vectra e o Astra com sua avançada idade e plataforma simplória não tinham mais argumentos para conquistar o consumidor. Por isso, a GMB tomou uma decisão estratégica importante: produzir o Cruze no Brasil em suas instalações e com recursos próprios, oriundos do recorde de vendas da marca em 2009.

Pois bem, o sedã deverá ser lançado por aqui no segundo semestre de 2011, mais precisamente no mês de setembro, ou seja, daqui a um ano. A grande surpresa ficou por conta da versão hatch do Cruze. Apresentada oficialmente no Salão de Paris, a versão é fruto dos estudos que vinham sendo feitos pelo centro de design da australiana Holden, claro que com palpites dos principais centros de design da GM espalhados por todo o mundo. Afinal de contas, a versão deverá ser comercializada mundialmente. E, uma vez que produziremos por aqui a versão sedã, a GMB resolveu também fabricar a nova versão hatchback no mercado nacional. Uma decisão mais do que acertada, já que o carro é lindo e estarea em pé de igualdade com os novos VW Golf, Fiat Bravo (que deve chegar aqui ainda este ano) e Ford Focus, sem falar nos coreanos da Kia e da Hyundai que, a cada novo lançamento, surpreendem mais pela ousadia de suas linhas.

O lançamento do hatch deverá ocorrer em conjunto com o da versão sedã, em setembro do ano que vem ou, dependendo do processo de desenvolvimento dos ferramentais, alguns meses depois. Uma fase cara e demorada.

O painel do Cruze hatch não deverá ser muito diferente do que já é visto em sua versão sedã (que também chega ao Brasil no lugar do Vectra). Destaque para o duplo cockpit – parte da nova identidade de interiores da marca – e para as linhas modernas do console central

Esse desenvolvimento de todo o ferramental pode atrasar um pouco o cronograma de apresentação do hatch para o início de 2012, antes ainda que o novo Golf Geração VII, que chega em outubro de 2012, ou que o novo Ford Focus, apresentado na Europa (também no último Salão de Paris), mas que deverá chegar por aqui também no segundo semestre de 2012.

Assim como no sedã, o Cruze Hatch será equipado com o novo motor Ecotec 1.8 16V que está em fase final de desenvolvimento em sua versão flex. Utilizando tudo o que há de mais moderno em termos de evolução tecnológica, o novo motor contará com16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote, velas posicionadas no centro das câmaras de combustão, comando e coletor de admissão variáveis entre outros atributos. Com gasolina, esse novo motor deverá desenvolver cerca de 146 cv e, com etanol, esse resultado irá melhorar para 148 cv de potência, com torque máximo beirando a casa dos 19 kgfm (etanol).

Esse novo motor será produzido na fábrica que está em construção no Estado de Santa Catarina e deverá transformar-se no principal propulsor para os veículos médios da marca. O Família 1 (1.8 8V de 110 cv que atualmente equipa apenas a Chevrolet Meriva e o Fiat Stilo) continuará em produção até o final de 2011, quando deverá ser aposentado. Antes disso, receberá um leve pacote evolutivo para suportar mais um ano de produção, o que deverá lhe garantir um pequeno acréscimo de potência, na casa dos 5 cv. O Vectra GT, que utiliza a plataforma do nosso Astra com a carroceria do Astra europeu, se despede do mercado assim que o novo Cruze Hatch aportar por aqui. Já o Vectra atual pode continuar para frotista.

SEGMENTO EM RENOVAÇÃO

VW GOLF VII

É esperado para o Salão do Automóvel de 2012 e deverá ser lançado simultaneamente aqui e na Europa, como ocorreu com o modelo de 1998

 

Fiat Bravo

O belo modelo já lançado na Itália há algum tempo começa sua fabricação nacional ainda este ano. Deverá substituir o médio Stilo

 

Ford Focus

Apresentada em Paris, a nova geração do modelo da Ford não deve demorar para chegar ao Brasil. Entre 2012 ou 2013, poderemos vê-lo por aqui