26/09/2025 - 12:00
O SUV pequeno Tera, da Volks, vem tomando cada vez mais lugar no mercado brasileiro. As vendas, de acordo com a Fenabrave, crescem mês a mês, apesar de ele ter cerca de quatro meses de lançamento. Porém, nada disso impede que ele entre em promoção: a VW oferece a versão High, topo de linha, com R$ 10 mil de bônus no caso de outro carro usado entrar na negociação. A campanha vai até 30 de setembro.
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Tera High mais barato que Polo
Com isso, dos pouco menos de R$ 142 mil do seu valor de tabela, o Tera High acaba saindo por R$ 131.890. Isso significa que, na prática, o SUV queridinho pode custar menos que um VW Polo Highline, hoje tabelado em cerca de R$ 133,5 mil. O Tera, porém, é maior, com pegada SUV, mais equipamentos e, claro, tem o calor da novidade. O Polinho já está fazendo oito anos de lançamento…

Motorização e consumo
Sob o capô do SUV vai o motor 1.0 turboflex de três cilindros na configuração 170TSI. Ela rende 109/116 cv de potência com 16,8 mkgf de torque (gasolina/etanol), e está ligada a uma transmissão automática de seis velocidades. A fabricante alemã aponta para um 0 a 100 km/h em pelo menos 11,7 segundos, com velocidade máxima de 184 km/h, ambos dados com etanol.

No consumo de combustível divulgado pelo Inmetro, são 8,0 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol, ou 11,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada com gasolina. Com esses números, multiplicados pelo tanque de 49 litros, temos até 475 km de autonomia com etanol, ou 657 km com gasolina, os dois nas melhores condições.
Equipamentos de série

De série, por ser a versão mais completa, o Tera High vem bem recheado: oferece pacote ADAS (alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e detector de fadiga do motorista), piloto automático adaptativo (ACC), chave presencial, sistema Start & Stop, multimídia de 10,1” com conexões com a internet, 6 airbags, ar digital automático, bancos em couro sintético, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, carregador de celular sem fio, retrovisor interno fotocrômico, tilt-down para retrovisor externo direito, conjunto óptico em LED, iluminação ambiente, painel digital de 10,2”, sensores de chuva e crepuscular, rodas aro 17, volante multifuncional com paddle-shifts e mais.

Só com usado na troca
O tal bônus de R$ 10 mil só é possível com a entrada de outro carro usado na negociação da compra do Tera High. Esse outro carro precisa ser, pelo menos, do ano 2012, com média de 10.000 km rodados ao ano.