13/09/2022 - 14:36
Após algumas prévias, finalmente, nesta terça-feira (13), a Ferrari apresentou oficialmente o seu primeiro SUV, chamado de Purosangue.
Trata-se do primeiro veículo de quatro portas e quatro lugares nos 75 anos de história da marca e com interior inspirado no SF90 Stradale.
Outro destaque vem da parte técnica, com o motor na frente e a caixa de câmbio na traseira para criar um trem de força esportivo.
O propulsor é um V12 naturalmente aspirado de 725 cv de potência máxima (7.750 rpm), com ângulo de 65° entre seus bancos de cilindros, deslocamento de 6,5 litros, cárter seco e injeção direta de alta pressão. Oitenta por cento do torque máximo está disponível a 2.100 rpm e atinge um máximo de 716 Nm a 6.250 rpm.
A transmissão de embreagem dupla hidraulica é de 8 velocidades e foi otimizada com a adoção de um cárter seco e um conjunto de embreagem mais compacto, o que permitiu que a altura instalada do carro fosse reduzida em 15 mm enquanto abaixava o centro de gravidade na mesma proporção.
O desempenho da nova embreagem é 35% maior, transmitindo até 1.200 Nm de torque dinâmico durante as mudanças de marcha. A Ferrari também afirma que os downshifts foram calibrados para otimizar a suavidade na direção.
Com isso, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e sua velocidade máxima é de 310 km/h.
+ Ferrari lança camiseta comemorativa de 75 anos
+ Ferrari 296 GTB acelera no game Rocket League
+ Ferrari apresenta o 296 GT3 de 600 cv para acelerar em competições
+ Avaliação: Ferrari 296 GTB é híbrida, atinge 200 km/h em 7,9 segundos e faz 15,6 km/l
Chassi
O corpo do Purosangue é feito de materiais que vão do alumínio à fibra de carbono.
O teto de fibra de carbono com isolamento acústico integrado é novo e oferece níveis de rigidez comparáveis aos de um teto de vidro, enquanto pesa 20% menos do que um teto de alumínio com isolamento acústico.
Tecnologia
O Purosangue oferece assistência ao motorista como Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Freio Automático de Emergência (AEB), Feixe Alto Automático de Feixe Alto (HBA/HBAM), Alerta de Partida de Pista (LDW), Auxílio de Manutenção de Pista (LKA), Detecção de Ponto Cego (BSD), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Reconhecimento de Sinal de Tráfego (TSR), Alerta de Sonolência do Motorista (DDA) e Câmera de Estacionamento Traseiro (NSW).
Um recurso disponível pela primeira vez em uma Ferrari é o HDC (Hill Descent Control), que ajuda o condutor a manter e controlar a velocidade do carro, exibido no painel de instrumentos, em inclinações íngremes.
Pela primeira vez, o carro também oferece compatibilidade com o Android Auto e Apple CarPlay como padrão. Estes substituem o tradicional sistema de navegação integrado.
Personalização
Entre as cores de lançamento, o Nero Purosangue foi desenvolvido especificamente para este carro. Além disso, o modelo terá uma ampla gama de equipamentos opcionais e opções de personalização, com cores externas e internas, incluindo algumas específicas para ele, diz a Ferrari.
Assista ao vídeo de divulgação abaixo:
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Segredo: o novo Renault Duster e seu irmão maior, Bigster
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Valor de peças automotivas aumenta até 68% desde 2021, diz pesquisa
+ Tivemos um primeiro contato com a Chevrolet Montana 2023; confira
+ Yamaha lança Fazer FZ15 ABS 2023 a partir de R$ 16.990
+ Honda lança Biz 125 2023 com nova opção de cor por R$ 13.110
+ Avaliação: Hyundai Ioniq 5, um elétrico incrível, é verdadeira revolução coreana
+ Teste rápido: ao volante do Macan 2023, o Porsche mais barato no Brasil
+ Mercedes pretende demitir 3,6 mil trabalhadores em São Bernardo (SP)
+ Teste Rápido: Renault Kwid elétrico, o mais barato do Brasil, é ágil e não precisa de carregador especial
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8