A entrada da Audi no Brasil passou pelas mãos de Ayrton Senna. Tudo aconteceu após meses de negociações. O tricampeão de Fórmula 1 se tornou o representante oficial da marca em solo nacional com a Senna Import, em sociedade com o empresário Ubirajara Guimarães. O acordo foi concluído em 18 de novembro de 1993.

Audi S4 – Crédito: Divulgação/Audi do Brasil

Abertura de mercado

A medida foi possível após a abertura de mercado no governo Fernando Collor. A alíquota de importação dos automóveis, que era de 85% em 1990, caiu para 35% em 1993. Em 1994, ela foi a 20%.

Lançamento com festa e convidado ilustre

A marca de quatro argolas foi lançada oficialmente no país no dia 29 de março de 1994. Para a celebração, houve uma festa no hangar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

No local, um Audi 80 Cabriolet foi conduzido por Jô Soares. O apresentador e humorista foi recebido por Ayrton Senna com muitos aplausos e ao som do “Tema de vitória”.

Audi 80 Cabriolet – Crédito: Divulgação/Audi

Os primeiros carros a chegarem

Em 1994, os veículos começaram a ser vendidos por aqui. Os primeiros a desembarcarem foram o S2 e o S4, acompanhados da RS 2, considerada a perua mais rápida do mundo até então.

No mesmo ano, a Audi participou pela primeira vez do Salão do Automóvel de São Paulo com estande próprio.

Na perua RS2, de 1994, motor 2.2 turbo atingia a marca dos 315 cv – Divulgação/Audi

Fábrica

A Audi tinha, à época, uma estratégia global de crescimento para os mercados em expansão, como o Brasil. Então, em 1999, a marca inaugurou uma linha de produção em São José dos Pinhais (PR), em parceria com a Volkswagen.

Para viabilizar o negócio no país, a Audi comprou 51% do capital da Senna Import, formando pela “joint venture” Audi-Senna.

O primeiro carro a sair da linha de produção, ainda em 1999, foi o A3 Sportback, vendido no Brasil e em países da América Latina. Isso com os mesmos padrões de qualidade e tecnologia empregados na Alemanha.

Audi

Fim de uma era

Em 2005, o acordo entre a Audi e a família Senna encerrou. A marca alemã adquiriu 49% restantes de participação na Audi Senna. Com isso, se tornando dona de 100% do capital da subsidiária.

Em dez anos de operação com a família Senna, de 1994 a 2004, a Audi comercializou mais de 64 mil veículos no mercado brasileiro.

Com informações do livro Audi do Brasil: Passado, Presente, Futuro – de Chico Barbosa*