11/06/2025 - 7:00
Geralmente, quem busca por carros com motor 1.0 aspirado, sempre acoplado a um câmbio manual aqui no Brasil, prefere economizar combustível ao invés de ter um melhor desempenho. Por via de regra, os “milzinhos” conquistam pelo baixo consumo e menores emissões de poluentes. De quebra, costumam custar menos, já que esse powertrain quase sempre equipa as versões de entrada dos modelos.
Mas, quais os carros 1.0 aspirados 0 km disponíveis no mercado nacional? São treze no total, distribuídos entre hatches subcompactos e compactos, sedans pequenos e SUVs de entrada. Spoiler: seis deles são de marcas do Grupo Stellantis, hoje dono de Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e afins.
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Confira abaixo a lista de carros 1.0 aspirados vendidos no mercado brasileiro:
Fiat Mobi

Vendido entre R$ 79.990 (Like) e R$ 81.990 (Trekking), traz motor 1.0 Firefly de três cilindros, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. São 71/75 cv de potência com 10,0/10,7 mkgf de torque (gas/eta). Convence pela economia de combustível e agilidade para o trânsito urbano, ainda que tenha limitações de espaço interno.
Renault Kwid

O modelo da Renault, arquirrival do Mobi, tem mais versões no catálogo: Zen (R$ 79.790), Intense (R$ 82.990), Iconic (R$ 86.490) e Outsider (R$ 86.590). O motor de todas é o 1.0 SCe de 12 válvulas e aspiração natural, com 68/71 cv de potência e 9,4/10,0 mkgf de torque (gas/eta), junto do câmbio manual de cinco marchas. Frente ao concorrente da Fiat, tem melhor espaço interno e maior porta-malas.
Fiat Argo

Hoje, o Argo só tem duas versões com motor 1.0: uma de entrada sem nome (R$ 90.990) e a Drive (R$ 92.990). As duas utilizam o mesmo powertrain do Mobi: motor 1.0 Firefly com três cilindros e seis válvulas, rendendo 71/75 cv de potência com torque de 10,0/10,7 mkgf (gas/eta). O câmbio é manual de cinco marchas, também. O Argo 1.0 convence pela dirigibilidade fácil e espaço interno agradável, além do baixo consumo.
Fiat Cronos

O Cronos é o sedan do Argo, literalmente, e só traz motor 1.0 em uma versão, a Drive de entrada (R$ 103.490). Desponta com um dos maiores porta-malas dentre os três volumes (525 litros), e mantém economia e folga interna do irmão hatch. Também compartilha o 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 mkgf (etanol), bem como o câmbio manual de cinco marchas.
Hyundai HB20

Competindo com o Argo, o Hyundai HB20 também só tem duas versões com motor 1.0 aspirado: Comfort (R$ 95.790) e Limited (R$ 99.990). As duas usam o 1.0 Kappa de três cilindros, que entrega 75/80 cv de potência com 9,4/10,2 mkgf de torque (g/e), em parceria com o câmbio manual de cinco marchas. O HB20 oferece, principalmente, bons itens de série (como os 6 airbags de série) e direção fácil para o uso urbano.
Hyundai HB20 Sedan

Nos mesmos moldes do hatch, está o HB20 Sedan, que também é oferecido em duas versões “milzinhas” manuais: Comfort por R$ 104.290 e Limited por R$ 106.490. O motor 1.0 de até 80 cv e 10,2 mkgf de torque é o mesmo do HB20 Hatch, mas o sedan entrega maior porta-malas e o mesmo nível de facilidade para dirigir.
Citroën C3

O C3 é, hoje, o modelo mais barato da Citroën no mercado brasileiro. E também o hatch compacto de tamanho “normal” mais em conta do Brasil: parte de R$ 81.400 na versão Live de entrada, e segue com motor 1.0 aspirado na Live Pack (R$ 89.400) e Feel (R$ 92.400). O motor é o mesmo de Mobi, Argo e Cronos: 1.0 Firefly de até 75 cv de potência e 10,7 mkgf de torque, casado ao câmbio manual de cinco marchas. Conquista pelo espaço interno amplo, bom porta-malas e suspensão altinha.
Citroën Basalt

O Basalt é um irmão SUV coupé do C3, tanto que, da coluna B para frente, são praticamente o mesmo carro. O Basalt usa o motor 1.0 Firefly em apenas uma versão, a Feel de entrada (R$ 101.490), com os mesmos 75 cv e 10,7 mkgf, e câmbio manual de cinco marchas idêntico ao do C3. Espaço interno e porta-malas do Basalt chegam a impressionar (muito generosos), enquanto a lista de itens de série é recheada.
Peugeot 208

Irmão de plataforma de C3 e Basalt, o 208 aposta no estilo mais descolado, bonito e moderno, ainda que isso sacrifique um pouco seu espaço traseiro e porta-malas. Também usa o 1.0 Firefly aliado ao câmbio MT5 em duas versões: Active de R$ 91.990 e Style (completona com motor 1.0), vendida a R$ 103.990. Boa dirigibilidade, design e oferta de equipamentos conquistam nesse hatch, fabricado na Argentina.
Chevrolet Onix

Prestes a estrear uma reestilização, o hatch Onix hoje é vendido em duas versões 1.0 aspiradas: uma básica sem nome (R$ 94.900) e outra mais completa, LT (R$ 102.990). Em ambas, vai um 1.0 tricilíndrico de doze válvulas, com 78/82 cv de potência e 9,6/10,6 mkgf de torque (gasolina/etanol), parceiro de um câmbio manual de seis marchas. É o único dessa lista com seis marchas, aliás. Ainda que tenha porta-malas mais comedido, é confortável, bom de guiar e bem equipado, com direito a 6 airbags e sensor crepuscular de série.
Chevrolet Onix Plus

O Onix Plus é justamente o sedan do Onix. Com isso, oferece maior porta-malas, mantendo as virtudes do hatch. Ele parte da versão LT (R$ 106.790), a única movida pelo 1.0 naturalmente aspirado de 82 cv e câmbio manual de seis marchas, e por isso agrada pela boa oferta de itens de série, que inclui multimídia com conexões sem fio, 6 airbags, chave presencial, partida por botão, sensor crepuscular e mais.
VW Polo

Vendido por R$ 95.790, o Polo Track é o carro mais barato da Volks no Brasil. No caso, é movido pela dupla 1.0 EA-211, com doze válvulas, 77/84 cv de potência e 9,6/10,3 mkgf de torque (gasolina/etanol), junto da transmissão manual de cinco marchas MQ200. Economia de combustível e proposta de maior robustez são destaques, assim como a dirigibilidade apurada e porta-malas espaçoso. Não é muito equipado, porém.
VW Tera

O recém-chegado SUV pequeno Tera também tem sua versão “milzinha”. Falamos da MPI, vendida a R$ 103.990, a única com motor de aspiração natural. É o mesmo 1.0 do Polo, com até 84 cv e 10,3 mkgf, aliado a caixa MQ200 de cinco velocidades. Frente ao hatch listado acima, ganha com maior porta-malas, visual mais esmerado e (muito) mais conteúdo de série, com direito até a assistentes de condução e faróis em LED.