07/06/2025 - 7:00
A Toyota do Brasil alcançou um marco histórico: a produção de 3 milhões de veículos no país. A fabricante japonesa comemorou o recorde com um exemplar do SUV médio Corolla Cross, na versão topo de linha XRX Hybrid, pintado na cor branca, que saiu das linhas de produção de Sorocaba (SP).
A marca também fabrica em Indaiatuba (SP), mas essa linha não deve durar muito: o único carro feito lá é o Corolla Sedan, que, entre o segundo semestre de 2025 e final de 2026, aos poucos deverá ter sua produção transferida para Sorocaba, também. O sedan é fabricado lá desde agosto de 1998, há cerca de 27 anos.
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Toyota Bandeirante
Na linha do tempo da marca no Brasil, voltamos para 1958, há 67 anos, quando em janeiro a Toyota fez seu primeiro escritório, em São Paulo (SP). Meses depois, em dezembro, iniciavam a produção do jipe Bandeirante numa linha em São Paulo mesmo. Foram mais de 100.000 Bandeirante feitos até o final de 2001, quando a linha de produção em São Bernardo do Campo (SP) foi encerrada.
Toyota Corolla e Fielder
A fábrica de Indaiatuba, erguida no final dos anos 1990, dá luz ao Corolla Sedan desde então, além de ter produzido sua perua Fielder por alguns anos na década de 2000. A planta de Sorocaba, interior de São Paulo, foi criada em meados de 2012.
Etios, Yaris e Corolla Cross
Lá, foram feitos Etios Hatch, Etios Sedan, Yaris Sedan, Yaris Hatch e Corolla Cross. Os dois últimos são os únicos que ainda saem de lá, sendo o Yaris apenas para exportação. Até o final do ano, conforme promete a fabricante, Sorocaba também deve ser o local de produção de um “modelo compacto híbrido flex pleno”: a marca fala do SUV pequeno Yaris Cross, que virá no segundo semestre.

Veja os quatro maiores sucessos nacionais da marca, segundo emplacamentos do Denatran, sem considerar modelos importados:
Corolla – cerca de 1,2 milhão de unidades

Sedan médio da marca, o Corolla é o queridinho da marca por aqui, e também o Toyota com mais unidades produzidas em solo nacional: oficialmente, são 1,5 milhão. Mas, pelos números de emplacamentos do Denatran, são cerca de 1,2 milhão de unidades.
Etios Hatch e Sedan – mais de 450 mil unidades

O Etios nasceu em 2012 com carroceria hatch ou sedan para ser o primeiro Toyota “popular” do Brasil, e também o primeiro carro compacto feito pela fabricante japonesa no mercado nacional. Entre hatch e sedan em circulação pelo país, o Denatran aponta para mais de 450 mil exemplares. Saiu de linha definitivamente em 2023, ainda que não fosse mais vendido no Brasil desde 2021 (era exportado).
Yaris Hatch e Sedan – mais de 320 mil unidades

O Yaris chegou na metade de 2018 para ser um rival de peso para VW Polo/Virtus, Ford New Fiesta/New Fiesta Sedan, Fiat Argo/Cronos e afins, num segmento de compacto premium, acima do Etios. Ainda assim, compartilhava plataforma, motorização e diversos componentes mecânicos com o irmão mais barato. No total, pelo Denatran, existem aproximadamente 320 mil unidades na ativa, entre hatches (ainda em produção para exportação) e sedan (fora de linha desde o fim de 2024).
Corolla Cross – cerca de 200 mil unidades

SUV médio com base no Corolla Sedan, o Cross nasceu oficialmente no começo de 2021 para peitar Jeep Compass, Mitsubishi Eclipse Cross, Chevrolet Equinox, Hyundai Tucson e cia. da época. Hoje, por conta da versão híbrida flex, também bate de frente com chineses como GWM Haval H6 ou BYD Song Pro. Sempre foi feito em Sorocaba (SP), assim como Etios e Yaris, e acumula quase 200 mil unidades emplacadas, segundo o Denatran.
Bandeirante – mais de 90 mil unidades

Jipe que fez nascer a Toyota em solo nacional, o Bandeirante ficou em linha por mais de quatro décadas, e acumulou mais de 100.000 carros construídos no período. Destes, mais de 90 mil ainda estão em circulação, segundo o Denatran. Saiu de linha em 2001.