Durante as revisões periódicas é comum que os automóveis passem por alinhamento e balanceamento. Mas, afinal, o que são de fato esses serviços?

A diferença é bem simples: alinhamento é sobre o sistema de direção do veículo e balanceamento trata da vibração.

De acordo com a Super Visão, rede de vistorias automotivas, o alinhamento visa alinhar os ângulos das rodas do carro para que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si. Ele auxilia o motorista a manter o controle do veículo, por exemplo. Além disso, evita o desgaste irregular dos pneus, economiza combustível e assegura uma direção firme para quem dirige.

O balanceamento, por sua vez, é a manutenção feita com o propósito das rodas girarem sem vibrações. É essencial deixar o carro balanceado, pois isso garante o equilíbrio do conjunto de pneus e rodas.

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Como identificar irregularidades no carro? 

Alinhamento

Para saber se o carro precisa de alinhamento, quando estiver dirigindo em linha reta “afrouxe” a mão no volante. Se o veículo for sozinho, para a esquerda ou direita, já é um bom sinal de que o alinhamento se faz necessário.

Também é possível saber se o carro precisa de alinhamento quando há desgaste anormal ou desigual dos pneus; no caso de problemas no controle do volante; quando a direção não retorna facilmente após uma curva ou vai para a direita ou esquerda sozinho em uma linha reta. É importante fazer o alinhamento quando trocar componentes da suspensão ou direção e após a troca do conjunto de pneus.

Balanceamento

O balanceamento precisa ser feito periodicamente, mesmo que o carro não apresente nenhuma alteração de funcionamento. Ele deve ser feito: a cada 10 mil quilômetros rodados; sempre que houver substituição ou conserto de pneus; substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças de suspensão.

Porém, ao sentir trepidações no volante, agende o balanceamento imediatamente, pois o carro desbalanceado fica instável e pode causar acidentes. Além disso, o balanceamento previne o desgaste excessivo dos pneus, evitando problemas nos componentes da suspensão e da direção.

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