Os amortecedores oferecem conforto, estabilidade e segurança ao veículo. São eles que mantêm o contato dos pneus com o piso e controlam os movimentos de abertura e fechamento das molas.

Na maioria dos automóveis, o amortecedor é instalado entre o chassi do veículo e a roda, fazendo parte da suspensão.

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Mas será que todo motorista sabe qual é o melhor momento de trocar o amortecedor? Bom, isso pode variar.

“Eles podem precisar de substituição antes de 20 mil ou mais de 80 mil quilômetros, dependendo das condições de uso”, diz Emerson Salles, gerente de engenharia da DPaschoal, em nota divulgada.

E completa: “em carros que circulam por terrenos irregulares, por exemplo, a troca costuma acontecer antes. Já nos de vias bem-pavimentadas, mais para frente. Todavia, não existe uma regra determinante”.

Outro fatores que aceleram o desgaste dos amortecedores também podem ser o excesso de carga e molas fadigadas, segundo Salles.

Veja abaixo como observar o componente. As dicas são da DPaschoal:

1º- Uma das dicas para saber o momento exato da substituição é verificar a estabilidade do veículo e o conforto ao dirigir.

2º- Outra ação é observar se existem manchas de lubrificantes presentes entorno das peças, ou no jargão da mecânica “vazando óleo”.

3º- Com o veículo estacionado, procure balança-lo horizontalmente, caso a carroceria se movimente acima do normal e fazendo barulhos, é sinal que pode existir avarias.

Ruído identifica problemas 

Em uma loja especializada, como a DPaschoal, por exemplo, é possível avaliar os componentes por meio de uma ferramenta chamada de “AudioShock”, patenteada e de uso exclusivo, desenvolvida pelo engenheiro Renan Monteiro com o CTTi Lab (Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação da DPaschoal).

O equipamento consegue captar o som dos movimentos de abertura e fechamento da válvula interna do amortecedor por um microfone especial colocado no corpo do amortecedor.

De acordo com o ruído é possível avaliar, com 97% de assertividade, a condição do amortecedor sem necessidade de desmontá-lo do carro.

O equipamento também permite que as ondas sonoras sejam visualizadas pelo técnico e pelo cliente em um desenho gráfico parecido com um eletrocardiograma por meio do aplicativo AudioShock instalado no celular.

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