Qual é o melhor momento para trocar o amortecedor? Evite problemas

0
14
Foto: Divulgação

Os amortecedores oferecem conforto, estabilidade e segurança ao veículo. São eles que mantêm o contato dos pneus com o piso e controlam os movimentos de abertura e fechamento das molas.

Na maioria dos automóveis, o amortecedor é instalado entre o chassi do veículo e a roda, fazendo parte da suspensão.


+ Você sabe como funciona o novo limite de pontos da CNH? Veja como consultar
+ Saiba como transportar o pet no carro de maneira segura (e sem levar multa)

Mas será que todo motorista sabe qual é o melhor momento de trocar o amortecedor? Bom, isso pode variar.

“Eles podem precisar de substituição antes de 20 mil ou mais de 80 mil quilômetros, dependendo das condições de uso”, diz Emerson Salles, gerente de engenharia da DPaschoal, em nota divulgada.

E completa: “em carros que circulam por terrenos irregulares, por exemplo, a troca costuma acontecer antes. Já nos de vias bem-pavimentadas, mais para frente. Todavia, não existe uma regra determinante”.

Outro fatores que aceleram o desgaste dos amortecedores também podem ser o excesso de carga e molas fadigadas, segundo Salles.

Veja abaixo como observar o componente. As dicas são da DPaschoal:

1º- Uma das dicas para saber o momento exato da substituição é verificar a estabilidade do veículo e o conforto ao dirigir.

2º- Outra ação é observar se existem manchas de lubrificantes presentes entorno das peças, ou no jargão da mecânica “vazando óleo”.

3º- Com o veículo estacionado, procure balança-lo horizontalmente, caso a carroceria se movimente acima do normal e fazendo barulhos, é sinal que pode existir avarias.

Ruído identifica problemas 

Em uma loja especializada, como a DPaschoal, por exemplo, é possível avaliar os componentes por meio de uma ferramenta chamada de “AudioShock”, patenteada e de uso exclusivo, desenvolvida pelo engenheiro Renan Monteiro com o CTTi Lab (Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação da DPaschoal).

O equipamento consegue captar o som dos movimentos de abertura e fechamento da válvula interna do amortecedor por um microfone especial colocado no corpo do amortecedor.

De acordo com o ruído é possível avaliar, com 97% de assertividade, a condição do amortecedor sem necessidade de desmontá-lo do carro.

O equipamento também permite que as ondas sonoras sejam visualizadas pelo técnico e pelo cliente em um desenho gráfico parecido com um eletrocardiograma por meio do aplicativo AudioShock instalado no celular.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Ram 1500 ganha três edições exclusivas nos EUA; veja
+ Arrizo 6 Pro: Caoa Chery faz condições especiais de lançamento; confira
+ Mini Cooper S E lidera lista de vendas de elétricos compactos; veja o teste
+ Simulado da prova teórica do Detran-SP: saiba como acessar
+ Porsche 911 é customizado em homenagem a Kobe Bryant
+ BMW Motorrad ‘paga as 4 primeiras parcelas de financiamento’ em outubro
+ No carro ou portátil: JBL lança subwoofer automotivo 2 em 1
+ Volkswagen ganha mercado com ID.3 (que virá ao Brasil); veja o teste rápido
+ Brembo vai equipar os carros do game Gran Turismo 7; assista