Qual foi o primeiro Land Rover?

Não foi o Defender, porque o modelo mais icônico da marca, que acaba de chegar em nova geração, só adotou esse nome anos após o lançamento

primeiro Land Rover
clique para ampliar

Apresentado ao mundo no dia 30 de abril de 1948 no Salão Automóvel de Amsterdã, o primeiro Land Rover se chamava… Land Rover. A primeira unidade, ainda de pré-produção, entrou para a história como HUE 166 (sua placa).

Cuidadosamente restaurado anos depois, tornou-se um verdadeiro monumento à memória do início glorioso da marca. Na década seguinte, o veículo off-road inglês foi nomeado por um número que se refere à distância entre-eixos medida em polegadas (90/110). Depois, vieram as séries II (1958) e III (1971).

O “Landie” continuou conquistando o coração de admiradores até 1990, quando, após inúmeras atualizações, chegou a uma verdadeira segunda geração e passou a ser chamado de Land Rover Defender.

O icônico 4×4 permaneceu totalmente fiel às suas origens até 2015, ano em que saiu de linha porque não conseguia mais cumprir as normas antipoluição europeias.

VERSATILIDADE De veículo de trabalho pesado a carro para uso menos exigentes: o modelo off-road de Solihull também constrói seu sucesso com uma versatilidade inquestionável.

MARCA PREMIUM

Em quase setenta anos de vida, a empresa se transformou em uma ultra prestigiada marca premium, uma evolução que começou nos anos 70 e continuou com as extensões subsequentes da linha: o Range Rover em 1981, com quatro portas, o Discovery, de 1989, e o Freelander, de 1997.

De geração em geração, os Land Rover estão ficando cada vez mais sofisticados, porém sem abrir mão da capacidade inconfundível de estarem prontos para qualquer terreno. Com o Evoque, em 2010, foi dado o passo definitivo em direção ao luxo (com muito sucesso). O novo Defender testamos aqui; clique para ler.

 

Confira alguns detalhes do Land Rover “original”

primeiro Land Rover4X4 INSERÍVEL
O diferencial traseiro pode ser integrado ou inserível. Os primeiros Land Rover são verde claro, cor da aeronave RAF. A SW vem em cinza.

LIGA LEVE
A carroceria é toda feita com painéis de liga leve.
A versão Station Wagon utiliza os mesmos componentes principais do modelo original, mas é um pouco menos espartana.

QUATRO CILINDROS
Dos 50 cv do modelo lançado em 1948, o motor quatro cilindros aumenta de potência. Aos poucos, de geração para geração. O motor a diesel estreou apenas em 1957.

EIXO RÍGIDO
O Land Rover possui chassi com longarinas e travessas, eixos dianteiro e traseiro com sistema de eixo rígido e molas helicoidais semielípticas. Sua caixa de
transmissão é de quatro marchas com reduzida. Terceira e quarta marchas são sincronizadas.

MAURICE WILKS
Tudo começou na fazenda

Diretor técnico da Rover no pós-guerra, Maurice Wilks tinha uma fazenda no País de Gales, onde usava um jipe e estava satisfeito. No entanto, logo ficou sem peças de reposição e pensou que um veículo parecido, um pouco (muito) de trabalho, um pouco (pouco) de automóvel, poderia ser uma dádiva de Deus para os agricultores ingleses. Ele consegue convencer seu irmão Spenser, que era presidente da Rover, disso. A aventura começa.

primeiro Land Rover

 

*A RESPOSTA: ELE SE CHAMAVA APENAS LAND ROVER, MAS ENTROU PARA A HISTÓRIA COMO HUE 166

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar