Quando a magnitude se une ao luxo

Roberto Assunção

Não vou começar este texto falando do luxo abundante ou dos (muitos) itens de conveniência desse Jaguar XJ. Pre ro elogiar o desempenho do bloco V6 3.0 dotado de compressor mecânico (o mesmo da versão de “entrada” do F-Type Cabrio). Embora menos potente e não tão exagerado quanto seu irmão XJ Supersport (V8 de 510 cv de potência), as reações produzidas pelo motor 6 cilindros de 340 cv de potência impressionam por sua rapidez. O câmbio automático de oito marchas coopera nesse desempenho, fazendo trocas ágeis e imperceptíveis – mudanças sequenciais são feitas pelas borboletas.

Esse conjunto motor-câmbio permite ao motorista rodar a 120 km/h com o ponteiro do conta-giros em 1.500 rpm, reduzindo o consumo. Na estrada, o computador de bordo indicou médias de 9 km/h; na cidade, o sistema start-stop economiza gasolina. Já ao selecionar o modo Dinâmico, o painel muda a iluminação para vermelho e o comportamento do sedã ca mais bruto. O quadro de instrumentos, entretanto, embora simule marcadores com ponteiros, na verdade é totalmente digital e mostra um desenho. Portanto, ele não tem a profundidade dos “relógios” verdadeiros. Parece bobagem, mas esse é o ponto negativo desse carrão. O cluster cou estranho e pobre em um carro clássico.

As suspensões ltram e absorvem todas as irregularidades do asfalto, mas nem por isso essa maciez compromete sua dinâmica em curvas. Por dentro, a cabine oferece luxo extremo, comum em todos os veículos produzidos pela Jaguar. Os bancos dianteiros têm aquecimento, ventilação, além de massageadores com cinco níveis de intensidade e cinco programas. O ar-condicionado tem controles para os passageiros traseiros, dos quais somente o ocupante do meio não tem muito espaço para as pernas, por causa do tamanho do túnel central. Opcionalmente, o XJ pode receber os monitores de vídeo traseiro. 

Em segurança, esse XJ traz o monitor de pontos cegos, retrovisor interno e externos fotocrômicos, alerta de objetos à frente, sensores de estacionamento e controle de cruzeiro adaptativo. Uma vez dentro dele, você não irá querer sair tão cedo!