Quem nunca sonhou com um conversível? Está certo, eles não são populares no Brasil, mas existem aqueles consumidores sedentos por dirigir com os cabelos ao vento. Caso seja esse o seu per l, eis o Chevrolet Camaro Conversível, que começou a ser comercializado por R$ 239.900. Uma alternativa aos outros modelos descapotáveis com motores V8, como o Jaguar F-Type V8 S (R$ 578.597) ou o Mercedes-Benz SL 63 AMG (R$ 723.375). A expectativa, de acordo com a General Motors do Brasil, é de vender 100 unidades/ano.

Tanto ele quanto a sua versão cupê foram desenvolvidos simultaneamente. Iguais por um lado, mas diferentes de outro. Assim como o “irmão”, ele também é montado sobre a plataforma Zeta – destinada aos carros da Chevrolet com tração traseira. A distinção está na capota e nos reforços estruturais na dianteira e na traseira, para garantir um comportamento dinâmico equilibrado tanto nas curvas quanto nas retas. O peso do muscle car subiu para 1.916 quilos, contra 1.790 quilos da versão “normal”. Contudo, molas e amortecedores são os mesmos do SS. 

Esses não são os únicos componentes que eles compartilham. Outros são os freios da Brembo, as rodas de aro 20 e o motorzão V8 6.2. O ponto alto é, sem dúvida, a capota de náilon (mesmo material do Corvette). O teto só pode ser aberto com o carro parado e com a alavanca de câmbio na posição P (Parking), por questões de segurança, de acordo com a Chevrolet. Depois é preciso girar uma trava e pressionar o botão para que o sistema conclua a operação em 20 segundos – o fabricante recomenda colocar a capa (incluída) para proteger o mecanismo de eventuais chuvas ou poeira. 

Com o teto fechado, a sensação é de guiar um SS cupê. Já com a capota recolhida, seja em velocidades altas ou moderadas, a turbulência é mínima e o passeio, sonorizado pelo ronco encorpado do “V-oitão”. As reações brutas são proporcionadas por 90% do torque (56,7 kgfm) disponíveis a 3.000 rpm. O câmbio automático de seis marchas tem opção de trocas sequenciais pelas borboletas atrás do volante. Além de ser charmoso e potente, esse Camaro não esquece de uma boa lista de equipamentos, entre eles: central multimídia My Link, head-up display, controle de estabilidade e de tração, sistema de monitoramento dos pneus, airbags dianteiros e laterais – este último, no conversível, foi reprojetado para continuar oferecendo o mesmo nível de proteção aos ocupantes. 

O modelo é vendido em quatro opções de cor (preta, branca, amarela e cinza). É só escolher sua preferida e acelerar para curtir o vento nos cabelos.