É normal que um irmão se destaque do outro. Seja na escola, seja no esporte ou até no grupo de amigos. Dentro da família Chevrolet acontece esse “impasse”: O caçula Onix, com um ano de mercado, abalou as vendas do irmão mais velho Agile, lançado no final de 2009. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em agosto deste ano, o Onix somou 10.327 unidades emplacadas contra 2.521 do Agile. Em agosto de 2012, ele havia vendido 6.257 unidades. Nos primeiros oito meses de 2013, ele tem 21.227 vendas, contra 39.844 no mesmo período do ano passado. Para reverter essa situação, o Agile sacudiu a poeira na linha 2014 e ainda estreou a série especial Effect.

As mudanças visuais foram pontuais, com novos para-choques (o traseiro com saída de ar e refletores integrados), faróis e lanternas redesenhados, grade dianteira de menor tamanho e os faróis de neblina com moldura cromada. As rodas de 16 polegadas são de série na versão LTZ e vestem pneus com baixa resistência ao rolamento. Outra novidade é a saída da versão LT. “A Chevrolet acredita que o Agile deva ser vendido unicamente completo de fábrica”, explica Hermann Mahnke, diretor de marketing da marca. A novidade na palheta de cores da linha 2014 é o tom azul acquamarine (o das fotos).

As mudanças não se limitaram somente ao exterior; o Agile também ganhou um interior revigorado. A cabine passa a ter detalhes cromados, nova cor interna e tecidos nos bancos e nas laterais de portas. O painel de instrumentos foi revigorado com nova moldura, mostradores e grafismos. Contudo, a grande novidade é o volante de base achatada com comandos integrados de áudio e piloto automático (de série) – quando equipado com a transmissão automatizada Easytronic, recebe as borboletas para as trocas manuais. A chave passa a ser do tipo canivete.

O motor 1.4 Econo.Flex transmite 90% do torque a 2.300 rpm. A segunda geração do câmbio manual de cinco marchas (F1X) tem sistema totalmente sincronizado (inclusive a ré) e o novo conjunto de sincronizadores deixou os engates mais suaves e precisos em relação à caixa anterior. “Resolvemos dar uma pegada mais esportiva ao modelo”, conta Paulo Riedel, diretor de powertrain da GM. Por conta das novas rodas de 16 polegadas, também houve uma mudança na relação da transmissão. O câmbio Easytronic (que no ano passado estreou a segunda geração) teve as duas últimas relações alongadas para beneficiar o consumo. Revigorado e pronto para enfrentar o irmão Onix e a concorrência, o Chevrolet Agile LTZ tem preço inicial de R$ 42.990 e de R$ 45.490 com a transmissão Easytronic. Agora ele tem a chance de reviver os tempos áureos da época do lançamento, em 2009. Conseguirá?