A Volvo já foi líder de vendas no Brasil, ao menos falando de carros elétricos em algumas ocasiões de 2023. Com a chegada dos chineses, especialmente BYD e GWM, a marca sueca acabou perdendo um pouco de espaço, mas segue como uma das referências quando o assunto são os EVs. Pudera, tem quatro modelos elétricos no catálogo (EX30, EX40, EC40 e EX90), dos seis carros que oferece por aqui. Só XC60 e XC90 bebem gasolina, e sempre com tecnologia híbrida plug-in.  

+Volvo EX90: carro de luxo do ano desembarca no Brasil por R$ 849.950

+Avaliação: Volvo XC90 Ultra é um lounge sobre rodas, mas tem seu público

EX90 – Foto: Divulgação/Volvo

Mas, por mais que boa parte dos proprietários da marca tenham seu próprio wallbox, sempre fica a dúvida: quanto custa carregar um Volvo em casa hoje em dia? Segundo a fabricante sueca, considerando média com o custo por km rodado, o valor pode ser até quase 4 vezes menor que o de um modelo a combustão que faça 10 km/l de gasolina.  

Volvo EX30 Ultra – Foto: Lucca Mendonça

R$ 0,77 por kWh, em média

Considerando o valor médio do kWh como R$ 0,77, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os custos por km rodado podem ser até quase 4 vezes menores do que um modelo a combustão que faça 10 km/l de gasolina, em média. É o que diz a marca, fazendo outras comparações, como por exemplo numa viagem de São Paulo até o Rio de Janeiro (R$ 292,34 no carro a combustão ou R$ 73,79 no EX30), ou num uso de 10 mil km ao ano (R$ 6.220 no carro a combustão versus R$ 1.570 no EX30). 

Eletroposto Volvo em São Paulo - vendas de elétricos no Brasil
Eletroposto Volvo em São Paulo – Foto: Volvo/divulgação

Quanto custa a recarga de um Volvo elétrico?

EX30 Core (51 kWh) | 250 km (autonomia Inmetro) – R$ 39,27; custo por quilômetro rodado R$ 0,157 – 74,7% de economia 

EX30 Core Extended Range (69 kWh) | 338 km (autonomia Inmetro) – R$ 53,13; custo por quilômetro rodado R$ 0,157 – 74,7% de economia 

Volvo EX30 – Crédito: Divulgação

EX30 Plus (69 kWh) | 338 km (autonomia Inmetro) – R$ 53,13; custo por quilômetro rodado R$ 0,157 – 74,7% de economia 

EX30 Ultra (69 kWh) | 338 km (autonomia Inmetro)  – R$ 53,13; custo por quilômetro rodado R$ 0,157 – 74,7% de economia 

EX30 CrossCountry (69 kWh) | 327 km (autonomia Inmetro)   – R$ 53,13; custo por quilômetro rodado R$ 0,162 – 73,9% de economia 

EX40 Plus (70 kWh) | 364 km (autonomia Inmetro)  – R$ 56,00; custo por quilômetro rodado R$ 0,154 – 76,2% de economia 

Volvo XC40, agora EX40- Foto: Divulgação/Volvo
Volvo XC40, agora EX40- Foto: Divulgação/Volvo

EX40 Ultra (82 kWh) | 393 km (autonomia Inmetro)  – R$ 65,60; custo por quilômetro rodado R$ 0,167 – 74,2% de economia 

EC40 Plus (70 kWh) | 385 km (autonomia Inmetro)  – R$ 56,00; custo por quilômetro rodado R$ 0,145 – 77,5% de economia 

Volvo EC40 – Foto: divulgação

EC40 Ultra (82 kWh) | 404 km (autonomia Inmetro)  – R$ 65,60; custo por quilômetro rodado R$ 0,162 – 74,9% de economia 

EX90 Twin Motor Performance Ultra (111 kWh) | 459 km (autonomia Inmetro)  – R$ 88,80; custo por quilômetro rodado R$ 0,193 – 70,1% de economia

EX90 - Foto: Divulgação/Volvo
EX90 – Foto: Divulgação