01/03/2010 - 0:00
Se no ano passado os grandes destaques do Salão de Detroit foram os carros elétricos, neste ano os americanos perceberam que isto ainda é um sonho. Agora, a aposta recai sobre veículos menores e mais eficientes, híbridos ou movidos só a gasolina.
O lema em Detroit desta vez foi “quanto menor, melhor”. Economia foi a palavra de ordem por onde quer que se andasse no Cobo Center, arena onde foi realizado o evento. Somente as montadoras tradicionalmente especializadas em carros potentes e gastões, que não puderam dar sua contribuição com carros compactos ou elétricos, se renderam ao apelo ecológico, apresentando modelos híbridos.
Outras, como as japonesas Toyota e Honda, já estão bem mais adiantadas e cogitam até lançar modelos ainda mais eficientes, totalmente elétricos. No entanto, a notícia mais importante do Salão foi a volta do otimismo da indústria automobilística. A GM aposta em seus novos compactos para ressurgir das cinzas, enquanto a Chrysler fica mais forte após a fusão com a Fiat. E este clima de otimismo se reflete em dezenas de novos lançamentos, de modelos econômicos aos esportivos mais exclusivos, apresentados em Detroit. Confira as novidades americanas:
Novo Ford Focus
Principal lançamento da Ford em Detroit, o novo Focus é o primeiro de uma série de carros globais da marca previstos para chegar ao mercado nos próximos anos. Pensado desde sua concepção na economia de combustível – apesar de usar a mesma plataforma do modelo vendido hoje no Brasil -, o carro conta com diversas inovações aerodinâmicas, novo motor 2,0 litros com duplo comando variável de válvulas e injeção direta. O interior também foi completamente remodelado. Deixou nosso Focus desatualizado, mas deve chegar aqui em 2011.
Ford Fiesta
O Novo Fiesta segue a tendência de modelos menores e mais e cientes. Com chegada ao Brasil prevista ainda para este ano, o destaque do modelo mostrado em Detroit é o motor 1.6 Sigma, fabricado aqui. A fábrica de motores da Ford em Taubaté já aumenta a produção para atender aos pedidos dos EUA, que deverão importar daqui um grande número de motores, tanto para o hatch quanto para o sedã.
Mini Beachcomber Concept
Depois do grande sucesso da versão tradicional, da minivan e do conversível, a Mini agora aposta suas chas em uma versão offroad, batizada de Beachcomber Concept. Maior e mais alto que seus “irmãos”, o conceito conta com tração nas quatro rodas e suspensão adaptada para o uso fora de estrada, o que torna o carro extremamente robusto. O novo jipinho tem espaço para quatro passageiros e possui maior capacidade de carga que os outros modelos da família Mini.
Subaru Hybrid Tourer Concept
Com um aspecto para lá de futurista, o Tourer Concept é a grande aposta da Subaru para promover sua nova linha de carros híbridos, a ser lançada até 2012.
Com portas tipo “asa de gaivota”, o modelo conta com quatro assentos individuais e um amplo espaço interno.
Seu sistema de propulsão inteligente detecta situações em que não é necessário muita potência para ativar motores elétricos e reduzir o consumo de combustível.
Volvo C30 elétrico
De olho em consumidores ecologicamente corretos, a Volvo apresentou uma versão elétrica do C30. Com baterias mais e cientes, roda até 150 quilômetros com uma carga e pode ser totalmente recarregado em oito horas, usando uma tomada convencional. Cerca de 50 carros serão testados na Europa a partir de 2011, mas sua produção está prevista para começar apenas em 2012 ou 2013. Num primeiro momento, apenas para europeus e norte-americanos.
Chevrolet Spark
Desenvolvido na Coreia, o Spark, novo compacto da Chevrolet, havia acabado de ser lançado na Índia (com o nome Beat – leia nesta edição) e em breve chega ao Brasil. Com 3,65 metros, é o menor veículo já construído pela general Motors em toda a história e vem equipado com motores 1.0 litro ou 1.2 litro, ambos de quatro cilindros e 16 válvulas.
GMC Granite
Pequeno, mas extremamente luxuoso, o conceito Granite é o menor veículo já produzido pela GMC. Encaixado na recém-criada categoria dos SUVs compactos – uma tendência em tempos de e ciência energética -, o Granite é divertido e futurista, especialmente em seu interior, e deve servir de base para futuros lançamentos da marca nos Estados Unidos. Porém, o carrinho, que segundo executivos da empresa pode ser comparado a um apartamento tipo loft devido à sua praticidade e dimensões reduzidas, não tem previsão de lançamento sequer para o mercado americano. Venceu o prêmio “EyesOn Design” na categoria carro conceito.
Chevrolet Cruze
Grande aposta da GM para voltar a crescer nos Estados Unidos, o Cruze é um sedã pequeno (para os padrões americanos, claro) e econômico – porém, sem perder o espírito esportivo. Equipado com motor Ecotec 1.4 litro turbo, faz 17 km/l de gasolina e tem espaço de sobra para até cinco passageiros. Embora a GM não con rme sua vinda ao Brasil, ele deve servir de base para um modelo nacional.
Audi e-tron
Totalmente feito em alumínio, o e-tron, novo superesportivo “verde” da Audi, conta com dois motores elétricos que geram 204 cv de potência e o fazem acelerar de 0 a 100km/h em apenas 5,9 segundos. Graças às novas baterias de lítio-ion desenvolvidas pela montadora alemã, sistemas elétricos altamente e cientes e seu baixo peso, o e-tron tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com uma única recarga. O modelo deve chegar ao mercado norteamericano já em 2011.
BYD e6
Totalmente elétrico, o e6 é a principal novidade da BYD, empresa chinesa que conta com investimentos bilionários do megainvestidor Warren Buffett. Equipado com novas baterias – muito mais e cientes que as tradicionais -, tem autonomia para rodar até 330 quilômetros com uma carga. Seu motor de 101 cavalos também não decepciona no uso urbano. No entanto, a qualidade do acabamento ainda é discutível.
Honda CR-Z Hybrid Coupe
O novo Honda CR-Z híbrido deve chegar ao mercado norte-americano ainda este ano. Com um e ciente motor i-VTEC (comando variável das válvulas de admissão) de 1,5 litro – assistido por outro motor, elétrico -, o compacto conta com um sistema que permite ao motorista escolher entre três diferentes modos de direção: esportivo, normal ou econômico.
Toyota FT-CH
Inspirado nos videogames de oito bits dos anos 80, o Toyota FT-CH concept é a nova aposta híbrida da Toyota. Projetado e desenvolvido na Europa, é menor e ainda mais e ciente que seu “irmão” Prius, sucesso de vendas em diversos países há mais de dez anos. Mesmo com dimensões reduzidas, o FTCH oferece grande espaço interno e um design inovador.
Ford Mustang V8
Lançado no nal do ano passado, o novo Ford Mustang agora foi apresentado o cialmente e ganhou novos motores V6 e V8 bem mais potentes. Destaque para o novo oito cilindros que equipa a versão GT e gera 412 cavalos de potência e 53,9 kgfm de torque. O modelo conta ainda com comando de válvulas variável e sistema de acelerador eletrônico e tem a opção de câmbio manual ou automático, ambos com seis velocidades.
Chevrolet Aveo
Seguindo a tendência de carros cada vez menores e mais econômicos, a GM apresentou o novo Aveo RS, um compacto “apimentado” com motor 1.4L Ecotec turbo de 138 cavalos, câmbio de seis marchas e rodas de 19 polegadas. Desenvolvido na China, deve atender prioritariamente os mercados asiáticos, mas também pode chegar ao Brasil em breve.
Cadillac XTS Platinum Concept
Principal destaque da Cadillac em Detroit, o conceito XTS Platinum é o que podemos chamar de sedã do futuro. Equipado com um motor híbrido V6 de 3,6 litros, traz o que há de mais moderno em termos de e ciência e conectividade. O grande destaque, no entanto, ca por conta de seu luxuoso interior, com materiais nobres, linhas modernas e elegantes e o acabamento impecável, já tradicional dos Cadillacs.
BMW Concept ActiveE
Baseado nas modelos BMW série 1, o Concept ActiveE é o mais avançado carro elétrico desenvolvido pela montadora alemã até hoje. Com espaço para quatro passageiros e autonomia de 160 quilômetros, pode ser recarregado em tomadas comuns e sua bateria leva cinco horas para ser totalmente recarregada. O desempenho também agrada bastante: ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h.
Classe E Cabriolet
Depois do sucesso da nova Classe E, lançada no nal de 2009, a Mercedes apresentou ao público a versão conversível de seu sedã. Com um visual esportivo, o veículo possui espaço para quatro passageiros e sua capota pode ser totalmente aberta em apenas 20 segundos, em uma operação que pode ser feita rodando a até 40km/h.
Tesla Model S
Se existe um superesportivo versátil, este é o Tesla Model S. Rápido (acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos), ecologicamente correto (anda até 300 quilômetros com suas baterias, que ainda podem ser recarregadas em apenas 45 minutos), espaçoso (comporta até sete passageiros) e relativamente barato (US$ 50 mil), tem tudo para fazer sucesso no mercado americano, seguindo os passos do já famoso Tesla Roadster.
Ford Fusion Hybrid
Eleito o carro do ano nos Estados Unidos em 2009, o Fusion Hybrid vem conquistando cada vez mais o público devido à sua e ciência. Tudo nele é exatamente como na sua versão tradicional, menos o consumo de combustível, que gira em torno de 17 km/l com gasolina. É a grande arma da Ford na briga pelo mercado de sedãs ecologicamente corretos – e tem ganhado muitos elogios da imprensa especializada nos EUA. O design é quase idêntico ao do modelo brasileiro.
Volkswagen New Compact Coupe
O New Compact Coupe, ou NCC, como é mais conhecido, é a grande aposta da Volkswagen para conquistar de vez o consumidor norte-americano – fundamental dentro do plano da montadora de se tornar a maior do mercado mundial até 2018. O modelo, que deve ser construído no país, conta com motor híbrido e se destaca pelo bom desempenho e baixo consumo de combustível. Segundo dados o ciais da Volks, o veículo atinge 227 km/h e faz média de 19 km/l com gasolina.
Lincoln MKX
Novo utilitário de luxo da Lincoln, o MKX foi um dos principais lançamentos da marca no Salão de Detroit. Equipado com motor 3.7 litros Duratec V-6, que gera 305 cavalos de potência e 38,7 kgfm de torque, o utilitário tem tração nas quatro rodas e avançados sistemas de navegação. Tudo isso sem deixar de lado o excelente acabamento característico da marca “premium” da Ford.
Fiat 500 EV
Principal destaque da Fiat no Salão de Detroit, o 500 EV, versão elétrica do compacto italiano, ganhou um aspecto mais esportivo, com rodas maiores e bancos esportivos na cor vermelha. O veículo, que deve ser produzido no México para o mercado norte-americano, chegaria ao Brasil sem pagar imposto de importação.
BMW Z4
De olho em consumidores “verdes” que não abrem mão da esportividade, a BMW apresentou ao público a Z4 com uma nova gama de motores, mais e cientes. O mais “manso” é um seis cilindros 3.0 litros biturbo que gera 255 cavalos de potência. Já os loucos por velocidade podem optar por uma versão mais potente, esta com 306 cavalos, que mesmo assim oferece médias de consumo razoáveis para a proposta, em torno de 13 km/l.