01/08/2010 - 0:00
Desde que começou a Copa do Mundo, o Brasil passou a conhecer um pouco mais sobre a África do Sul. O país tem a maior economia do continente africano, apesar de algumas cidades (como Johannesburgo) serem consideradas as de maior desigualdade em todo o mundo. A boa infraestrutura e a economia emergente propiciaram uma grande expansão da indústria automobilística nos últimos anos. Há muitas fábricas na região, que produzem quase 400 mil unidades/ano (automóveis e utilitários). Esse número já foi bem maior, mas, desde 2007, as vendas vêm caindo por conta do aumento na taxa de juros. Mas as marcas que continuam apostando naquele mercado (como VW, Ford e Mercedes, entre outras) têm foco para exportação, vendendo grande parte da produção para países como Austrália, Reino Unido, EUA, Japão, Zimbábue e Nigéria.
O país mantém um acordo de comércio bilateral com a Comunidade Europeia que permite que a oferta de produtos aos sul-africanos seja das mais modernas do mundo. Apesar de ser um mercado muito menor que o do Brasil, eles têm produtos que, para nós, por enquanto, ainda são apenas sonhos: VW Scirocco, Nissan GT-R, Toyota Prius, entre outros. É verdade que grande parte da população não tem acesso a eles e consomem carros baratos como a picape do Logan, vendida por lá com a marca Nissan e a picape Montana, exportada do Brasil. Até pouco tempo, o Golf de primeira geração ainda era comercializado. Nas próximas páginas, você confere, em uma espécie de “salão do automóvel”, quais são os carros que os africanos estão pilotando…