PORSCHE 911 GT3 R$ 301.400 NA EUROPA

MUGEN MRX4X R$ 4.305 NA EUROPA

Dizem que a diferença entre um homem e um menino está no preço de seus brinquedos. É verdade! Partindo desse princípio, descobrimos como as reuniões de pauta (momento em que a redação de ne as reportagens de uma edição da revista) podem ser perigosas. Várias pessoas que adoram, vivem e respiram carros entram em uma sala e colocam sua imaginação para funcionar. Pensam, repensam e começam a surgir ideias, algumas tão improváveis quanto divertidas – como um confronto entre um Porsche e um modelo de rádio-controle. Mas não estamos falando de um carrinho qualquer.

O escolhido é um daqueles que quase todo menino sonharia em ter: um Mugen MRX4X que, dentro de sua pequenez (escala 1:18), pode ser comparado a um F-1. Até porque o 911 escolhido também não é um Carrera “qualquer”. A sigla GT3 é um universo à parte no que diz respeito à esportividade. Você sabe: bastam poucos quilômetros e este Porsche estará no seu ranking de carros inesquecíveis.

O motor de seis cilindros contrapostos com 3,8 litros é outra fonte de admiração. Se o usar normalmente, não sentirá sua essência, mas basta superar as 4.500 rpm e tudo muda: a sonoridade, a bravura, a decisão com que sobe de giro. Às 7.600 rpm temos seus 435 cv, mas o boxer não para aí e vai até as 8.500 rpm.

O único problema é operar o câmbio manual de seis marchas. Com tamanha brutalidade de propulsor (43,9 kgfm), não é tarefa simples. Os engates precisam ser rápidos e a alavanca impõe movimentos vigorosos, mas que não são nada perto do trabalho para acionar o pesadíssimo pedal da embreagem. No entanto, o comando tem uma progressividade poucas vezes vista em superesportivos.

As lanternas são iluminadas por LEDs e o aerofólio é proporcional à sua potência

Na pista, o Porsche tem alguns problemas para superar o “F-1 anão”. Com tração integral, relação peso/ potência de dar medo e aderência extraordinária dos pneus, o Mugen tem clara vantagem. O GT3 é um foguete, mas com seus 4,31 segundos de zero a 100 km/h não tenta sequer fazer frente ao pequenino, que cumpre a prova em extraordinários 2,96 segundos. Mas é bom dizer que o Porsche continua até os 312,5 km/h, enquanto o MRX4X (com escalonamento de marchas adaptado) para nos 104,3 km/h.

A bordo do Porsche na pista, nalmente se tem um asfalto que permite selecionar a posição mais rígida do acerto do carro. Nessa situação, qualquer rolagem se anula e o GT3 ganha ritmo de corrida. Sentado no banco de carbono, o motorista sente como se estivesse preso ao chassi . É possível sentir cada reação com nitidez impressionante.

O esterço é um pouco leve acima dos 200 km/h, mas, fora isso, todo o resto permite uma precisão cirúrgica nas manobras. Se percorrer as curvas com cautela, o Porsche, com sua equilibrada distribuição de peso, irá se comportar com elegância. Mas, se você quiser atrasar as frenagens nas entradas das curvas e iniciar um festival de drifting, ele o acompanhará sem cerimônia. Divertimento puro. Um brinquedo de gente grande. Esse é, aliás, seu único ponto em comum com o “baixinho” Mugen.