12/01/2026 - 15:42
A montadora alemã Volkswagen registrou uma queda de 4,9% nas entregas de veículos no quarto trimestre de 2025, impulsionada pela menor demanda na América do Norte e na China, informou a empresa nesta segunda-feira. A Volkswagen entregou 2,38 milhões de veículos no trimestre, em comparação com 2,50 milhões de unidades no mesmo período do ano anterior.
+Avaliação: VW Polo Sense 2026 é um baita negócio que pouca gente lembra
+BYD desbanca Tesla e assume o posto de maior fabricante de carros elétricos do mundo

Entregas da Volkswagen em números
Enquanto as entregas na Europa Ocidental e na Europa Central e Oriental aumentaram 5,6% e 5,9%, respectivamente, as vendas na China e na América do Norte caíram 17,4%.

“A intensa situação competitiva na China, bem como as tarifas e a descontinuação dos subsídios para veículos elétricos nos EUA, impactaram nossos negócios”, disse em um comunicado Marco Schubert, membro do comitê executivo ampliado do grupo para vendas.
Valor acima do volume
Apesar da concorrência acirrada de mais de 100 marcas automotivas e da forte pressão sobre os preços, o grupo manteve seu compromisso com o princípio de “valor acima de volume”, afirmou um porta-voz. A Volkswagen está confiante de que continuará sendo a fabricante internacional de equipamentos originais número 1 no mercado chinês, acrescentou o porta-voz.

Em 2025, a participação de mercado da Volkswagen na China caiu ainda mais, para o terceiro lugar, depois da BYD e da Geely Auto .As vendas de veículos elétricos a bateria no trimestre aumentaram 11,6%, acrescentou a empresa. Assim como a Volkswagen, a BMW e a Mercedes também relataram queda nas vendas no último trimestre de 2025, arrastadas pela demanda mais fraca dos EUA e da China.
