Com a entrada de Gabriel Bortoleto na equipe Sauber Audi em 2025, os brasileiros finalmente poderão voltar a torcer por um piloto nacional. O Brasil é conhecido na modalidade pela tradição. São oito conquistas, sendo duas de Emerson Fittipaldi, três de Nelson Piquet e três de Ayrton Senna – além de somar 101 vitórias em corridas e 293 pódios.

A última vez que a categoria contou com um piloto brasileiro titular foi em 2017, com a atuação de Felipe Massa pela Williams. Apesar de não ter vencido um campeonato, Felipe Massa ficou conhecido por conquistar uma carreira notória com múltiplas vitórias e participações em pódios e vencer o Grande Prêmio do Brasil – em 2008 pela Scuderia Ferrari.

Contudo, a última vitória brasileira aconteceu ainda antes, em setembro de 2009 com Rubens Barrichello, no Grande Prêmio de Monza, na Itália. O piloto corria pela extinta Brawn e conseguiu finalizar a temporada em terceiro lugar no ranking geral, atrás do campeão Jenson Button – companheiro de equipe de Barrichello na época – e do alemão Sebastian Vettel.

+ Fórmula 1: Bortoleto tem inspiração em Senna e revela como foi negociação com Sauber-Audi
+ Piloto brasileiro vai testar carro da Sauber-Audi após o fim da temporada da Fórmula 1

A novidade brasileira

O contrato de Bortoleto foi anunciado no dia 6 de novembro deste ano, logo após o Grande Prêmio de São Paulo. O brasileiro irá compor uma das vagas titulares da empresa Suíça e terá como companheiro o alemão Nico Hulkenberg – atualmente titular da equipe Haas. Seu contrato foi divulgado como “plurianual”, indicando que o piloto deve permanecer com a vaga para 2026. Em 2027, porém, a categoria adotará um novo regulamento e a futura equipe de Bortoleto passará a competir como a escuderia de fábrica da Audi.

O piloto paulista já fazia parte do programa da McLaren para jovens atletas e corre pela Fórmula 2 – liderando com 169,5 pontos, com apenas duas etapas para o final da temporada. Sua carreira já era conhecida no mundo do automobilismo por ser administrada pelo campeão mundial espanhol Fernando Alonso – atualmente ele compete pela Aston Martin na categoria.

Foto do anúncio de contratação de Gabriel Bortoleto (Foto: Reprodução/Instagram/@stakef1team)