Se para alguns consumidores o que importa em um carro é espaço interno, robustez ou custo-benefício, para outros um belo design é fator fundamental. O Hyundai Veloster é o exemplo mais recente que demonstra o poder da imagem: acelera menos que um Uno Sporting 1.4, mas vende muito bem graças, principalmente, a seu design. No caso desse Peugeot RCZ, a coisa é bem diferente. Aqui, imagem não é tudo: tanto o comportamento dinâmico quanto a potência da máquina correspondem, de fato, ao visual arrebatador de sua carroceria.

Para começo de conversa, esse carro tem o mesmo motor 1.6 turbo do 3008 e dos Mini, produzido em parceria com a BMW. Apesar de não ser levado ao limite – no Mini Cooper S John Cooper Works o propulsor tem exagerados 211 cv -, não lhe faltam potência e torque. São 165 cv e, o mais importante, um pico de 24,5 kgfm de força disponível entre 1.400 rpm e 4.000 rpm. Um motor que não gira alto, mas garante uma aceleração linear e trabalha em silêncio. E ainda gasta pouco combustível se usado com moderação. Completa o conjunto uma eficiente transmissão automática de seis marchas com trocas sequenciais bem rápidas. Só faltam as borboletas no volante, que costumam deixar tudo mais divertido. Na Europa, há ainda uma versão manual, com 200 cv, não disponível aqui.

O painel é coberto de couro (ecológico); a posição de dirigir é baixíssima, como cabe a um esportivo; o volante tem base chata e ajuste amplo; e o som JBL tem altíssima qualidade

No comportamento dinâmico, o cupê também merece elogios, mais uma vez honrando o esforço dos designers para transmitir esportividade. As suspensões, independentes nas quatro rodas, são surpreendentemente confortáveis e silenciosas. Bem longe do desconforto de um Mini Cooper S, por exemplo. Mesmo assim, ajudadas pela altura limitada e o consequente baixo centro de gravidade, o RCZ encara as curvas fechadas com uma facilidade surpreendente – é difícil fazer o controle de estabilidade entrar em ação – e a direção é sempre direta e precisa. Tudo digno de um bom modelo esportivo.

Na lista de equipamentos, mimos como bancos com ajuste elétrico e memória, ar automático bizone, porta-luvas refrigerado, sensor de chuva e faróis de xenônio direcionais com acendimento automático e retrovisores rebatíveis eletricamente. Para completar o pacote, um porta-malas do mesmo tamanho do de um hatch médio. Ah! E um sistema (uma espécie de pistão que levanta a parte traseira do capô) para amortecer o impacto em atropelamentos.

 

Mas, calma aí… um esportivo com suspensões confortáveis, motor silencioso e bom acabamento? Muita gente torceria o nariz. Mas quem, de fato, vive em uma pista de corrida? O RCZ é um esportivo para ser usado todos os dias, e não apenas para passear no fim de semana. Mas prepare-se para ser o centro das atenções. Se o desempenho corresponde ao design agressivo, não dá para dizer o mesmo do status. Nesse ponto, o estilo esportivo distorce a realidade: ele aparenta ser muito mais caro do que os R$ 129.900 que custa. O cidadão comum, não muito ligado em carros, vê o RCZ como algo correspondente a um Porsche. É um dos meios mais baratos de parecer ser um milionário.

OUTROS CUPÊS

MINI COOPER S COUPÉ – R$ 140.000

MOTOR 1.6 T 184 cv 26,5 kgfm 0 – 100 km/h 6,9 segundos VEL. MÁXIMA 230 km/h CONSUMO MÉDIO 17,2 km/l (Europa)

Ele tem o mesmo motor do RCZ e começa a ser vendido este mês em versões com câmbio manual e automático e leva apenas dois passageiros. Há ainda uma configuração de R$ 120 mil, sem o turbocompressor, com apenas 122 cv.

AUDI TT COUPÉ TSFI – R$ 196.000

MOTOR 2.0 T 211 cv 35,7 kgfm 0 – 100 km/h 6,0 segundos VEL. MÁXIMA 245 km/h CONSUMO MÉDIO 14,1 km/l (Europa)

O Audi custa bem mais caro, mas o motor 2.0 turbo, além de ter 211 cv, tem torque consideravelmente maior. O preço deve subir com o aumento do IPI, assim como o dos rivais. Seu design, já antigo, deve mudar em pouco tempo.

Peugeot RCZ

MOTOR quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 16V, turbo, injeção direta TRANSMISSÃO automática sequencial, seis marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,29 m – larg.: 1,85 m – alt.: 1,36 m ENTRE-EIXOS 2,612 m PORTA-MALAS 321 litros PNEUS 235/45 R18 PESO 1.363 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 165 cv a 6.000 rpm TORQUE 24,5 kgfm de 1.400 a 4.000 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 213 km/h 0 – 100 KM/H 8,4 segundos CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cidade: 8,5 km/l – estrada: 13,3 km/l (durante nossa avaliação)

As linhas agressivas são justificadas pelo desempenho admirável

Na frente, há espaço e conforto; atrás, lugar apenas para duas crianças. Mas o porta-malas não é tão pequeno, equivale ao de um hatchback