O grande suspense no mercado automotivo neste final de 2014 é saber se o Fiat Palio manterá a liderança anual sobre o Volkswagen Gol, mudando pela primeira vez, depois de 28 anos consecutivos, o campeão de vendas no Brasil. Essa disputa, entretanto, envolve muito mais do que as vendas no varejo, feitas diretamente para o consumidor – ela também permite ações promocionais junto a empresas frotistas, por exemplo, para vender uma grande quantidade de veículos em um único mês e, assim, influenciar seriamente no resultado da disputa. Por isso, quero falar aqui do ranking de vendas para o povão, aquele que conta seu suado dinheirinho para adquirir um automóvel zero-quilômetro.

Nesse ranking “real”, pouco divulgado na mídia, a disputa está entre o Fiat Palio (119.058 vendas acumuladas até novembro), Chevrolet Onix (114.113) e Hyundai HB20 (100.229). Mas nem mesmo essa contagem retrata fielmente o panorama do final de um ano que teve Copa do Mundo e eleições, além de descontinuações de produtos e lançamentos importantes. O Gol, por exemplo, que foi campeão de 2013, aparece em quinto lugar, mas soma as vendas do modelo G4, interrompido na virada do ano passado. Já o Ford Ka, lançado somente no meio do ano, não aparece entre os mais vendidos no acumulado, devido aos poucos meses de participação no mercado. Outro que não contabiliza o ano inteiro é o VW Up.

Para saber quem está vendendo bem aqui e agora, precisamos olhar o último ranking mensal (novembro) divulgado pela Fenabrave. E ele traz revelações muito interessantes. Se compararmos os 10 automóveis mais vendidos de novembro de 2014 com os de novembro de 2013, veremos claramente uma queda de 13,2% nas vendas dos top 10: passou de 89.019 para 77.220. Houve também uma substituição: o Toyota Corolla (13º em novembro de 2013) ocupou o lugar que era do Fiat Uno, também prejudicado pela paralisação da produção do velho modelo Mille.

Os 10 mais vendidos de novembro de 2013 eram: VW Gol (12.480); Ford Fiesta (10.938); Hyundai HB20 (9.978); Fiat Palio (9.940); Fiat Siena (9.584); Chevrolet Onix (9.417); VW Fox (7.271); Fiat Uno (6.915); Renault Sandero (6.381); Chevrolet Prisma (6.115). O 13º colocado era o Toyota Corolla (4.394).

Os 10 mais vendidos de novembro de 2014 foram: Fiat Palio (12.464); Chevrolet Onix (12.434); Hyundai HB20 (9.417); Ford Ka (7.961); Chevrolet Prisma (6.198); Fiat Siena (6.118); VW Gol (6.100); VW Fox (6.077); Renault Sandero (5.455); Toyota Corolla (4.996). Portanto, saíram da lista o Ford Fiesta (12º lugar com 4.598) e o Fiat Uno (14º com 3.939). Entraram o novo Corolla e o novo Ka.

Assim, temos hoje cinco carros em alta no mercado: Palio, Onix, Ka, Prisma e Corolla. Na mesma situação do ano passado aparecem o HB20 e o Sandero. Em queda estão o Siena, o Gol e o Fox. Da mesma forma que o mercado compra novidades (como os novos Ka, Sandero e Corolla), ele continua comprando preço (caso do Palio, que criou uma nova versão de um velho modelo). A ausência do Up nesse ranking mensal também é significativa, uma vez que se trata do carro de entrada da tradicionalíssima Volkswagen, para além de ser um carro com muito valor agregado em segurança e power train (motor e câmbio).