Quem se importa com um visual tradicional?

Roberto Assunção

Quando a sexta geração do Sentra chegou ao Brasil, em 2007, a campanha de lançamento da Nissan enfatizava o fato de ele não ser um carro com “cara de tiozão”. Um lme bem humorado mostrava amigos “tiozões” encantados com o visual ousado do carro. Era um ataque direto ao Honda Civic e ao Toyota Corolla. O Sentra construiu  uma boa imagem perante os especialistas, mas as vendas nunca foram su cientes para tirá-lo do sétimo lugar. Seu melhor ano foi 2011, quando registrou 10.489 vendas (5%) e cou em… sétimo lugar! Em 2012 ele perdeu para Civic, Corolla, Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta, Ford Fusion, Fiat Linea e Ford Focus.

Era hora de mudar. Com um visual bem tradicional, tipo tiozão mesmo, o novo Sentra resgatou os faróis de duas gerações atrás e mudou completamente. Como já mostramos as versões automáticas (câmbio CVT), avaliamos agora o Sentra 2.0 S manual, de seis marchas. O carro é muito bom e tem um pacote atraente. Partindo de R$ 62.190, ele vem com rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55), volante de direção regulável em profundidade e altura, abertura interna do porta-malas, vidros/travas/espelhos elétricos, iluminação do porta-malas e do porta-luvas, direção elétrica, comandos do som no volante, faróis de neblina, terceiro apoio de cabeça, sistema Iso x para cadeirinhas infantis e, claro, os obrigatórios airbags dianteiros e freios com ABS. O novo Sentra é um carro confortável. Mas a versão manual agrada também pelo ótimo conjunto motor/câmbio. O motor entrega potência (140 cv) e torque (20 kgfm) sem muito esforço e conseguiu nota A no programa de etiquetagem do Inmetro.

Mesmo com aparência de tiozão, o Sentra 2.0 S é um carro bem agradável na tocada. Para além da ótima posição de dirigir, ele tem um painel bonito, simples e funcional, com destaque para o computador de bordo, que mostra autonomia média (km/l), alcance, tempo de viagem, velocidade média e temperatura externa. Se depender da ótima equação entre conforto, performance e custo, a versão S 2.0 vai ajudar bastante o Sentra a buscar melhor posição no ranking de vendas.

 

Veja também

+ Fiat faz desconto em toda a linha; preço do Toro cai R$ 32 mil
+ Acesso de fúria de macaco deixa um homem morto e 250 pessoas feridas na Índia
+ Risco de casos graves de Covid é 45% maior em pessoas com sangue do tipo A, segundo pesquisadores europeus,
+ Aprenda a fazer o brigadeiro de paçoca de Ana Maria Braga