Após anunciar a extensão de contrato do francês Pierre Gasly, a Alpine se deparou com um novo questionamento: quem ocupará o segundo assento titular na equipe? Flavio Briatore, consultor executivo da escuderia, afirmou que a decisão será tomada apenas em novembro e ao longo dos próximos meses todas as possibilidade serão analisadas.

“Temos mais quatro ou cinco corridas para escolher, e é quando veremos. É em novembro que precisamos tomar uma decisão”, declarou Briatore no Grande Prêmio de Monza, na Itália, no último final de semana. 

+ Fórmula 1: Drugovich se junta a Verstappen em testes da Pirelli em Monza
+ F1: Pierre Gasly estende contrato com Alpine na F1 até 2028

Para grande parte dos fãs, a escolha óbvia seria o argentino Franco Colapinto, que assumiu o carro a partir do GP da Emília-Romagna deste ano, substituindo o rookie Jack Doohan. No entanto, o jovem piloto tem enfrentado dificuldades no controle da máquina – até o momento, Colapinto não pontuou, os vinte pontos conquistados pela Alpine em 2025 foram marcados somente por Gasly.

Flavio Briatore ao lado de Franco Colapinto – Foto: Reprodução/Instagram

Embora não seja um cenário promissor, o dirigente não descartou a possibilidade do argentino ser o escolhido para a temporada de 2026.

“Por enquanto, acredito que Franco está fazendo um bom trabalho. Ele era um pouco inexperiente no começo, como acontece com muitos estreantes. Agora, nas últimas três ou quatro corridas, está muito mais consistente, sem erros. Talvez seja o Franco, vamos ver”, acrescentou.

Entre as especulações do paddock, Paul Aron, atleta reserva da equipe que já participou em sessões de TL1 pela Alpine e pela Stake Sauber, também surge como uma alternativa forte para ocupar a segunda vaga.