A proposta do Volkswagen Fox BlueMotion 1.0 é interessante: aliar baixo consumo e pequenas emissões de poluentes a um desempenho de respeito. O “segredo” do carro está no primeiro motor 3 cilindros desenvolvido no Brasil, o VW EA211, que oferece 75 cv de potência com gasolina e 82 cv com etanol. Passei mais de uma semana com o Fox BlueMotion, viajando diariamente de Itu a São Paulo, e percebi que o carrinho cumpre o que promete. Tem desempenho de carro 1.4 e consumo mais moderado do que a maioria dos “populares”. Com gasolina, ele acelera de 0-100 km/h em 13,5 segundos e faz 12,7 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. Com etanol, faz 0-100 em 13,2 segundos e o consumo é de 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.

Esse motor é um teste para a Volkswagen do Brasil. Seria arriscado colocá-lo no Gol, que é o campeão de vendas há quase três décadas. Mas o posicionamento do Fox BlueMotion mostra que a Volkswagen logo deverá adotar a novidade em outros modelos. Afinal, com preço básico de R$ 33.020, essa versão é a segunda mais barata da linha, perdendo apenas para o Fox 1.0 com motor 4 cilindros (R$ 32.260). As quatro versões 1.6 variam de R$ 37.530 a R$ 48.820. Daí se conclui que o Fox BlueMotion passa a ser o “cavalo de batalha” do modelo.

E não há motivos para desconfiar desse carro com motor 3 cilindros. Dentro de sua proposta de economia, utiliza pneus verdes de baixo atrito de rolamento, calotas aerodinâmicas e o sistema Eco Comfort, que auxilia o motorista na condução do veículo, com indicações de trocas de marcha incorretas, vidros abertos com ar-condicionado, etc. São equipamentos que auxiliam na redução de consumo.

O Fox tem espaço razoável para famílias com até três filhos pequenos. O porta-malas é pequeno, mas seus 260 litros são suficientes para viagens curtas de fim de semana. O bom desempenho do carro encoraja os passeios. Aliás, mesmo com a lotação completa e bagagens, o Fox BlueMotion ainda mostra um desempenho que chega a empolgar para um carro com motor 1000.