01/06/2010 - 0:00
Manutenção média Desvalorização alta Seguro baixo
Na faixa dos R$ 30 mil, é possível, hoje, comprar um modelo 1.0 top de linha zero-quilômetro ou, se a escolha for por um veículo um pouco mais requintado, optar por um modelo usado equipado com motor 1.6. Se a decisão for pela segunda opção, um veículo que se enquadra bem nestes requisitos é o VW Polo hatch 2006, que pode ser encontrado nas lojas de usados por R$ 28.855, segundo a cotação da tabela Fipe / MOTOR SHOW. É quase o mesmo valor de um Ford Fiesta ou Gol zero, mas com a vantagem de oferecer muito mais qualidades ao comprador.
Isso pode ser percebido logo de cara, já que, como afirmam os proprietários consultados, o design foi um dos principais motivos para a compra. “Eu, na verdade, ia comprar um Palio, mas optei pelo Polo por conta do design do modelo. Adorei!”, destaca a proprietária Rosemeire Martins. Outro ponto que favorece bastante o compacto na hora da escolha é a vasta lista de equipamentos, que inclui arcondicionado (digital em algumas versões), direção hidráulica e trio elétrico, entre outros – itens que certamente seriam um custo a mais se a opção fosse por um veículo de entrada novo em folha.
Outro destaque é o seu baixo consumo de combustível: quando abastecido com etanol, o modelo costuma fazer marcas em torno de 11,9 km/l na estrada. Já com gasolina, o rendimento sobe para 17,9 km/l. Ou seja, mesmo equipado com motor 1.6, seu consumo se assemelha ao dos modelos 1.0 do mercado.
Apesar de todos estes pontos positivos, seu custo/benefício não é dos melhores. Isso porque o valor das peças de reposição, o custo do seguro e o valor de comercialização do modelo usado são altos. Por outro lado, os mecânicos consultados destacaram que o veículo possui uma boa confiabilidade mecânica e que dificilmente costuma dar problemas. Isso, é claro, quando se tem o devido cuidado na manutenção.
Os possíveis proprietários devem estar cientes também de que esse hatch tem apenas 250 litros de capacidade de carga no porta-malas, um pouco abaixo do que seria o ideal para um compacto (o espaço é menor que o de um Gol ou de um Palio, por exemplo). “Esse é um dos únicos problemas que vejo no Polo, já que fica difícil transportar uma quantidade grande de bagagens”, explica Alex de Souza.
Além disso, não foi constatado nada de mais grave com o Polo, um veículo que parece ser mesmo uma boa compra para este início de ano. Aliás, uma época boa para comprar usados: como o IPVA começa a vencer agora em janeiro, as lojas frequentemente oferecem descontos interessantes.
GOSTO..
“…do design e da lista de opcionais que o carro oferece, sem falar no seu desempenho, principalmente na estrada”
Thatiana Debiagi Proprietária
NÃO GOSTO…
“…do espaço do porta-malas, que é inferior ao do disponível em muitos dos carros de entrada”
Alex de Souza Proprietário
MERCADO
O Polo teve 19% de desvalorização em um ano de uso, enquanto seus principais rivais, Fiesta e C3, tiveram 16% e 17%, respectivamente.