Concordo que saber o final de um filme acaba com a magia de qualquer enredo, por melhor que ele seja. Ler a última página de um livro, igualmente, destroi parte do encanto da trama. Mas, neste caso, preciso quebrar as regras e contar como acaba esta história. A Renault Grand Tour derrotará VW SpaceFox e Fiat Palio Weekend Trekking ao final deste comparativo. Não dá para manter o suspense. Basta olhar a foto de abertura, comparar o porte dos modelos, ver o que cada um deles oferece em equipamentos e quanto cobram por isso… Mas, atenção, nem sempre o melhor carro é o ideal para você. decidir qual modelo comprar é uma questão pessoal. Por isso, mostraremos as qualidades e os defeitos de cada para que você possa concluir qual é a sua perua.

o interior da Grand Tour não é muito sofisticado, mas garante comodidade para quatro. As linhas de sua carroceria revelam um projeto antigo

Se equiparados os itens, a Grand Tour fica até R$ 10 mil mais barata que as rivais. Ar digital e Cd player, por exemplo, só ela traz de série. No conforto, os 20 centímetros extras de entre-eixos se fazem notar no espaço traseiro, bem mais generoso

Não estranhe a mudança de nome: ela se chamava Mégane Grand Tour. Mas, como o sedã Mégane saiu de linha, a perua mudou de nome e seu preço caiu de cerca de R$ 60 mil para R$ 49.050 – sem perder itens de série. E aí está a grande “jogada” da marca. Basta ver a tabela de equipamentos: boa parte do que a Renault oferece de série é opcional (ou nem isso) nas rivais.

E olhe que a comparamos com a mais cara SpaceFox Sportline, vendida por R$ 55.390 (há uma versão de R$ 49.390) e com a única versão 1.6 da Palio Weekend (R$ 43.940). Somando opcionais nas rivais para equipará-las à Grand Tour, a SpaceFox sobe para R$ 58.170, e, a Weekend, para R$ 54.186. Ou seja, você paga de R$ 5 mil a R$ 10 mil a mais para ter o mesmo pacote de itens da Renault.

Espera aí… o mesmo pacote? Aí entra outra – e mais importante – jogada da Renault. Mais do que vender uma perua completa por um valor menor, a marca vende uma perua média por menos que as rivais compactas. Enquanto Weekend e SpaceFox derivam dos hatches pequenos Palio e Fox, a Grand Tour nasceu de um sedã médio. Isso se mostra nas medidas mais generosas da carroceria, no espaço interno amplo e no porta-malas maior (o da SpaceFox se iguala só com o banco traseiro corrediço todo para a frente). Também resultado do DNA de segmento superior é seu melhor acabamento interno.

A chave com formato de cartão e o botão de partida é um dos diferenciais da perua Renault

Além disso, a perua da Renault tem um acerto equilibrado das suspensões, mais silenciosas e confortáveis que as da SpaceFox sem serem macias demais como na Weekend. Seus freios também são melhores: têm discos nas quatro rodas (as rivais usam tambores traseiros) e distribuição eletrônica de frenagem. No sistema de direção, a Renault tem assistência elétrica e as rivais, hidráulica. Por isso, seu volante é mais leve – às vezes até demais (e isolado da pista). Para o uso urbano, dependendo do gosto, pode agradar. Na estrada, as rivais passam uma sensação maior de controle e segurança.

No desempenho, a situação da Grand Tour se complica. Apesar de as três terem motor 1.6, ela é mais lenta. Como é mais pesada, falta torque a seu 16V em baixas rotações e, em altas, também falta potência. A SpaceFox, com motor 8V com pico de força a 2.500 rpm, tem mais agilidade no trânsito, mas, depois dos 3.500 giros, perde o fôlego (é a menos potente). A campeã neste quesito é a Weekend, com o E.TorQ 1.6 16V. Há uma carência de força antes das 2.000/2.500 rpm, é verdade, mas depois disso o carro deslancha bem (confira fichas técnicas) e agrada.

Trocar marchas é mais agradável na SpaceFox, com engates mais precisos, mas os câmbios das rivais não são ruins. Design é questão de gosto, mas a idade do projeto – revelada nas linhas da carroceria – costuma dizer muito sobre um carro, seu tempo restante de vida e possível desvalorização. Nesse ponto, tanto a Weekend quanto a Grand Tour são obsoletas: o Mégane Sedan saiu de linha e a Palio Weekend deve se aposentar logo. Ou seja, nenhuma tem vida longa (a Grand Tour, pelo menos, já assumiu sua “carreira solo”, compensada com a queda no preço).

Se atualidade e posição de dirigir são itens fundamentais para você, a SpaceFox é a melhor opção. Mas o preço, nessa versão Sportline, é alto

O interior da SpaceFox era um de seus maiores defeitos, mas a útlima reestilização resolveu a questão. o acabamento é bom e os instrumentos são bem legíveis. Assim como a Grand Tour, ganha pontos em segurança por ter airbag e ABS de série

Mas há outros fatores que podem fazer você desistir da campeã anunciada e optar por SpaceFox ou Palio Weekend. Eles não estão nos produtos em si, nem no preço ou no gosto pessoal, mas na manutenção, assistência técnica, seguro, etc. (detalhes na tabela de revisões). E aí a Grand Tour começa com uma vantagem e uma desvantagem. Por um lado, é a única com garantia de três anos, contra um ano das rivais (na SpaceFox, são três para motor e câmbio). Por outro lado, há 181 concessionárias Renault no Brasil, menos de um terço do número de pontos de assistência da Volks e da Fiat. Mas, mais importante que o número absoluto é conferir se estão perto de onde você mora e dos lugares para onde costuma viajar com mais frequência.

Já na hora de fazer o seguro, na média, não há diferenças significativas. Em relação às peças que se costuma trocar sem acionar a seguradora, como amortecedores e pastilhas de freio, a vantagem é da Fiat, e a Volks cobra mais caro (leia tabela de preços de peças).

Enquanto isso, as revisões custam quase o mesmo para a Palio e a SpaceFox – mas a última obriga o cliente a comparecer à concessionária a cada seis meses, enquanto a Fiat exige as revisões a cada 15 mil quilômetros. No caso da Renault, ocorrem a cada 10 mil quilômetros ou um ano e são mais caras.

Conclusão? Se atualidade do projeto é sua prioridade, leve a SpaceFox (a única com câmbio automatizado). Se o mais importante é o desempenho e a economia de combustível, a Fiat pode ser sua escolha. Mas se você privilegia custo-benefício, quer mais espaço e conforto e acha que está bem servido de concessionárias Renault, a Grand Tour é a melhor compra. A escolha é sua.

Renault Grand Tour

/ Motor quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 16V/Transmissão manual, cinco marchas, tração dianteira/ Dimensões comp.: 4,50m – larg.: 1,78m – alt.: 1,51m / entre-eixos 2,686 m / Porta-malas 520 litros/Pneus 205/55 R16/ Peso 1.275 kg Gasolina /Potência 110 cv a 5.750 rpm/ Torque 15,2 kgfm a 3.750 rpm/ Velocidade máxima 180 km/h/ 0 – 100 km/h 13s1 / Consumo cidade: 11,9 km/ l – estrada: 16,1 km/l/ Consumo real cidade: 9,7 km/l – estrada: 12,8 km/l (Inmetro) etanol /Potência 115 cv a 5.750 rpm/ Torque 16 kgfm a 3.750 rpm/ Velocidade máxima 183 km/h/0 – 100 km/h 12s8/ Consumo cidade: 8,6 km/l – estrada: 11,3 km/l / Consumo real cidade: 6,3 km/l – estrada: 8,2 km/l (Inmetro)

Fiat Palio Weekend Trekking

/ Motor quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 16V/ Transmissão manual, cinco marchas, tração dianteira /Dimensões comp.: 4,24 m – larg.: 1,66 m – alt.: 1,59 m/ ntre-eixos 2,465 m/Porta-malas 460 litros/ Pneus 175/70 R14 (mistos) / Peso 1.187 kg Gasolina / Potência 115 cv a 5.500 rpm /Torque 16,2 kgfm a 4.500 rpm/ Velocidade máxima 182 km/h / 0 – 100 km/h 10,0 segundos / Consumo cidade: 11,3 km/ l – estrada: 15,8 km/l/ Consumo real cidade: 8,7 km/l – estrada: 11,2 km/l etanol / Potência 117 cv a 5.500 rpm/ Torque 16,8 kgfm a 4.500 rpm/ Velocidade máxima 184 km/h/0 – 100 km/h 9s8/ Consumo cidade: 8,3 km/l – estrada: 11,3 km/l/Consumo real cidade: 6,4 km/l – estrada: 8 km/l

Volkswagen SpaceFox

Sportline

/ Motor quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 8V/Transmissão manual, cinco marchas, tração dianteira/Dimensões comp.: 4,18 m – larg.: 1,66 m – alt.: 1,51 m/entre-eixos 2,465 m Porta-malas 430 a 527 litros/Pneus 195/55 R15/Peso 1.143 kg Gasolina /Potência 101 cv a 5.250 rpm/Torque 15,4 kgfm a 2.500 rpm/ Velocidade máxima 179 km/h/0 – 100 km/h 11s4/Consumo não disponível/Consumo real não disponível etanol //Potência 104 cv a 2.500 rpm/Torque 15,6 kgfm a 2.500 rpm/Velocidade máxima 181 km/h/0 – 100 km/h 11s1/Consumo não disponível/Consumo real não disponível

As revisões da Grand Tour são mais caras, mas ela leva vantagem no seguro e na garantia

Revisões dos primeiros 30.000 km

Os preços podem variar dependendo da concessionária – Seguros cotados pela D&G Corretora (11) 3985-3118 junto à Porto Seguro

tabela de equipamentos*

S = item de série / N = não disponível / O = opcional

Para a SpaceFox, foram considerados os itens da versão Sportline; e para a Palio Weekend, da versão Treeking

preço das peças*

Os preços podem apresentar variações, dependendo da concessionária consultada.