A Ram apresentou no Brasil a Classic, uma picape média premium que tem sob o capô um motor Hemi V8.

A muscle truck será a nova porta de entrada da marca no País. Segundo informações divulgadas em coletiva de imprensa pela Ram, virão 1.300 unidades importadas do México até o final de 2022, sendo que as 500 primeiras unidades de pré-veda chegam até o dia 15 de novembro.

Serão duas versões oferecidas: a primeira a desembarcar será a Laramie. Na sequência, a linha será reforçada pela opção Laramie Night Edition.

Os preços serão divulgados apenas no dia 15 de setembro – data de lançamento oficial nas concessionárias. O valor da picape ficará no topo do segmento das picapes médias, que gira em torno de R$ 350 mil.

As cores disponíveis serão: Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico, para a Laramie; e Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal, para a Laramie Night Edition.

O revestimento interno é sempre em preto e de couro, com costuras brancas e apliques prateados, dourados e imitando madeira.

Ram Classic – Foto: Divulgação

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Motor

O coração da Ram Classic abriga o motor Hemi V8 de 5,7 litros, que entrega 400 cv a 5.600 rpm e torque de 556 Nm a 3.950 rpm.

A transmissão é automática de oito marchas TorqueFlite. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel e há um sistema inteligente. Por exemplo, ao desligar o motor com o câmbio em D (Drive), o seletor vai automaticamente para a posição P (Park).

Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos.

Uma das tecnologias do propulsor é o sistema de desativação de cilindros (MDS), no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária. Dessa forma, o consumo pode ser reduzido em até 20%, diz a marca.

Visual

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A frente da Classic é uma homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993.

Os LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.

O modelo tem duas saídas de escapamento e as rodas de alumínio de 20 polegadas – com desenho de cinco raios, na versão Laramie elas são prateadas, enquanto na Laramie Night Edition a pintura delas é preta.

Equipamentos

Por dentro, os destaques estão por conta do ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.

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Segurança

Em relação à segurança, a Ram Classic tem seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne.

Caçamba 

Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic tem um revestimento protetor por toda a superfície e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio). Do lado de fora, a preparação para o gancho de reboque é de fábrica. A picape pode rebocar até 3.534 kg.

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