A Ram, que atingiu um crescimento de 83% de vendas no mercado brasileiro em 2022 ao chegar em 5.056 veículos emplacados, conseguiu bater esse patamar até metade de 2023. Para se ter uma ideia, o Brasil é o local onde a marca mais cresce em vendas mundialmente para a Stellantis (dona da marca).

Crescimento de 336% no semestre

Em relação aos primeiros seis meses do ano passado, a marca obteve alta de 336% em vendas (1.062 x 4633 unidades). Vale destacar que, até o início do ano, o portfólio era composto apenas de modelos importados de médio e grande porte: Classic, 1500 Rebel, 1500 Limited, 2500 e 3500 – para esta última, os valores chegam a R$ 534.990, na versão topo Limited Longhorn.

A campeã de vendas (e mais cara) é a 3500, que acumulou 2.164 registros no semestre – número que se equipara ao total de 2022, de 2.201 emplacamentos.

Ram no Festival Interlagos 2023 – Crédito: Divulgação

Qual o motivo dessa nova oportunidade de mercado?

Para Larissa Barreto, gerente de vendas da Ram, isso passa pelo impulsionamento do segmento agro no cenário brasileiro.

“O agro puxa o seu segmento ao redor. Então, cada vez que temos um crescimento no mercado agrícola, temos também um crescimento das picapes de usabilidade máxima e premium. As picapes grandes nem cabem nos centros urbanos, não há vagas para elas no estacionamento, muito menos no trânsito”

Larissa Barreto – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Concorrência no retrovisor

O fato é que marcas como a Ford e Chevrolet, que apostavam em modelos pequenos até médio porte, viram uma oportunidade para colocar os seus modelos grandes aqui em nosso território.

A F-150 (Ford), que pode rivalizar diretamente com a 1500, desembarcou no início do ano. Até o final de 2023 deve chegar também a Silverado (Chevrolet), para esquentar ainda mais o mercado.

Ford F-150 – Crédito: Divulgação

Ram nacional

Se os concorrentes estão trazendo picapes maiores, a Ram (cheia de modelos grandes) fez o movimento inverso e lançou a picape médio-compacta Rampage – 7 cm maior que a Fiat Toro, para citar. Trata-se da primeira Ram desenvolvida e produzida no Brasil, na planta da Stellantis em Goiana (PE). Ela contabiliza 5 mil pedidos, desde o início da pré-venda, em 22 de junho. Uma picape de entrada da marca e que parte de R$ 239.990.

“Ela nos permite uma volumetria muito maior do que as importadas e um tempo de entrega muito menor. Fizemos uma pré-venda e conseguiremos entregar esses carros em outubro”

Rampage – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Qual o perfil de público da Ram?

Basicamente, a marca tem dois perfis bem delineados para a sua gama, sendo um mais jovem e outro mais velho, ambos mais ligados ao agro e com alto poder aquisitivo.

“Nós temos um perfil jovem, no qual acreditamos que a Rampage pode ser uma porta de entrada, ou seja, um novo agricultor, agrobusiness, que está iniciando no mercado, mas com menos utilização dentro das fazendas”

O outro seria uma pessoa acima de 40 anos. Além de empresários, eles estão no ramo de utilizações rurais, em locais que a distância e as rodovias necessitam de um veículo alto e de uma caçamba e reboque que suporte suas atividades, além de ser confortável e com requinte, que mostre status.

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