Finalmente, agora a RAM Dakota dá as caras por completo. Primeiro ela surgiu como anúncio oficial, depois deu as caras através de um conceito (Dakota Nightfall). Em seguida, surgiu na versão de produção através de teasers, seguido do início de produção na Argentina. Agora, de uma vez, a Marca do Bode revela todos os seus ângulos, internos e externos, e divulga detalhes de uma nova versão, a Laramie. 

+Ram Dakota chega em 2026. Mas você lembra da Dodge Dakota?

+Avaliação: Fiat Titano 2026 ‘nasceu de novo’ e merece sua atenção

RAM Dakota Laramie e Warlock – Foto: divulgação

Nova Dakota, parente da Titano

A Dakota faz renascer um nome de outra picape fabricada no Brasil entre o final dos anos 90 e início da década de 2000. Porém, nessa nova encarnação, ela volta totalmente baseada na Fiat Titano, que, por sua vez, deriva da Peugeot Landtrek, uma irmã-quase-gêmea da chinesa Kaicene F70. Árvore genealógica das grandes. 

PreviousNext

Jeitão de RAM

De qualquer forma, a Dakota chega com uma identidade própria na dianteira, apostando em um estilo mais refinado e com pegada premium. Os faróis ficaram mais afilados, a grade ganhou presença e o para-choque exibe um desenho mais encorpado. As rodas também são exclusivas. Atrás, as mudanças são discretas, mas trazem lanternas diferentes, mais pronunciadas e com novo arranjo interno, bem como uma tampa de caçamba desenvolvida só para o modelo. Vista de traseira, a Dakota até lembra uma 1500 Limited.  

PreviousNext

Interior de Changan

Por dentro, a cabine remete a Changan Hunter, sucessora da tal Kaicene F70. Se comparada com a Titano, a Nova Dakota tem volante exclusivo de três raios, painel redesenhado, instrumentação digital e multimídia unidos numa só peça (12,3” cada tela), alavanca da transmissão redesenhada, bem como um novo console de dois andares. A superfície do painel, aliás, é emborrachada, numa clara missão de deixar tudo mais premium. Os bancos passam por um banho de loja e ficam mais chiques, enquanto as laterais de portas, com acabamento superior, lembram as da Rampage.  

PreviousNext

Versões

Por enquanto, são duas versões da Nova Dakota reveladas: Warlock (sigla inédita por aqui, mas com história nos EUA) e Laramie (já presente na Rampage e picaponas maiores da RAM). A primeira tem pegada mais enfeitada e aventureira, lembrando algo similar ao que é aplicado na Frontier PRO-4X, por exemplo, enquanto a segunda foca no luxo e no requinte, com cromados, rodas diamantadas, interior marrom e afins. Essa, aliás, traz grade iluminada por uma barra de LED, como em SUVs de luxo. 

PreviousNext

Equipamentos da Nova Dakota

Na lista de equipamentos, além da dupla tela de 12,3”, freio de mão eletromecânico, conjunto óptico full-LED com luzes dinâmicas, sensores de chuva e crepuscular, rodas diamantadas de 18” com pneus 265/60 (Laramie), carregador de celular sem fio, navegador GPS embarcado, câmeras 360º, ar digital automático dual zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, monitores de ponto-cego, alerta de saída de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro, além de 6 airbags, principalmente.  

PreviousNext

Motorização de Titano

Mecanicamente, ela vai se beneficiar dos bons ajustes da Nova Titano 2026, e com sua irmã Fiat vai compartilhar direção, suspensões, freios, motor, transmissão, tração e por aí vai. Isso inclui o 2.2 Multijet II turbodiesel, com 200 cv de potência e 46 mkgf de torque, aliado ao câmbio automático de oito marchas, contando com a tração 4WD com reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial traseiro. Direção elétrica, quatro freios a disco ventilados e suspensão traseira por feixes de molas estão no pacote. 

RAM Dakota Warlock – Foto: divulgação

A nova Dakota consegue levar até 1.020 kg na caçamba, que oferece 1.210 litros de volume, vem com capota marítima e recebe revestimento interno de série. A picape também traz iluminação em LED tanto na parte superior, ao lado da terceira luz de freio, quanto dentro do próprio compartimento. A tampa traseira tem amortecimento e trava elétrica integrada. Para reboques, ela pode puxar até 3,5 toneladas. 

RAM Dakota Laramie – Foto: divulgação

No Salão do Automóvel

A nova Ram Dakota será uma das principais atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo. Além disso, marcará presença na Casa Ram Dakota, evento exclusivo que acontecerá no Clube Esperia entre os dias 22 e 30 de novembro.