28/10/2025 - 14:45
Sabe a RAM Dakota, aquela irmã mais elaborada da Fiat Titano? Ela já foi revelada na Argentina, país onde será produzida (Córdoba), com lançamento oficial marcado para dezembro. Mas, antes disso, agora no final de outubro, sua pré-venda já foi aberta, temperando essa odisseia da Nova Dakota com um gostinho a mais.
+Eis a RAM Dakota 2026! Picape já começou a ser feita na Argentina
+Ram Dakota chega em 2026. Mas você lembra da Dodge Dakota?

Dakota tem pré-venda misteriosa
Só que, nessa fase de reserva, a RAM ainda não divulgou preços, linha de versões ou equipamentos da picape. A fabricante adianta apenas sua configuração de estreia, a Warlock, mais próxima do conceito “Dakota Nightfall”, mostrado há alguns meses, bem como sua motorização: 2.2 turbodiesel, tração 4WD e câmbio automático de oito marchas. Exatamente o mesmo powertrain da Fiat Titano, vale falar.

Por 500 mil Pesos argentinos, o equivalente a R$ 1.830 atuais, é possível reservar uma unidade da picape justamente na versão Warlock, a primeira e única mostrada até agora. Os “hermanos” interessados precisam se dirigir até uma concessionária RAM por lá, e aí entrar na lista de pré-venda da Nova Dakota.

Quem preferir, pode fazer o processo também por um formulário online, que você, brasileiro, pode acessar clicando aqui. De qualquer forma, segundo a marca, o valor será reembolsado em caso de insucesso na compra.
Como é a Nova Dakota?

A fabricação da picape na Argentina faz parte de um aporte de R$ 2 bilhões, responsável também pela criação de aproximadamente 1.800 postos de trabalho. Voltada principalmente à exportação, ela será o segundo modelo da linha de picapes equipado com o motor 2.2 Multijet turbodiesel produzido localmente.
O propulsor é o mesmo utilizado em modelos como RAM Rampage, Fiat Titano e alguns Jeep, entregando 200 cv e cerca de 46 mkgf de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. A tração será integral permanente (4WD).

Embora utilize a mesma base mecânica e a estrutura central de carroceria da Fiat Titano, a RAM Dakota adota um visual frontal totalmente distinto, com proposta mais sofisticada e de apelo premium. O conjunto dianteiro traz faróis mais estreitos, grade robusta e para-choque de aparência musculosa, além de rodas com design exclusivo. Na traseira, as alterações são mais sutis, mas incluem lanternas com nova disposição interna e uma tampa de caçamba exclusiva.

Interior exclusivo
Esqueça o interior simples da Titano, com plásticos aparentes e painel tradicional. A nova picape média da RAM traz uma cabine completamente exclusiva, reforçando o padrão de luxo e sofisticação característico da marca americana.
O painel de instrumentos e o sistema multimídia serão totalmente digitais, com telas de bom tamanho, enquanto o console central, de dois andares, abriga freio de estacionamento eletrônico, seletor giratório do câmbio, carregador sem fio para celular e outros itens de conforto. O visual interno segue a mesma linha da chinesa Changan Hunter, modelo que compartilha essa mesma base, mas os bancos são iguais aos da Nova Titano.
Também teremos Warlock
Essa configuração Warlock, que entrou em fase de reserva na Argentina, será também a escolhida para estrear no Brasil, com visual mais robusto e espírito aventureiro. Embora inédita por aqui, a sigla é tradicional nos Estados Unidos desde o fim dos anos 1970, usada para identificar caminhonetes de aparência mais forte e personalizada. Recentemente batizou até uma edição especial da 1500.

Quando chega ao Brasil?
Aqui no Brasil a picape da Ram será posicionada entre a Rampage e a 1500, competindo diretamente com modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Sua chegada ao nosso mercado está programada ainda para o primeiro semestre de 2026, só que, antes disso, ela deve aparecer no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro desse ano.








