Vêm Dakota por aí, finalmente. A caminhonete média da RAM, apresentada no último Salão do Automóvel e já lançada na Argentina, é uma irmã da Fiat Titano, com quem compartilha base, mecânica, motorização, além de alguns equipamentos de série. Ambas são feitas na planta de Córdoba, na Argentina, só que a Dakota ocupa o posto de modelo mais caro e luxuoso.  

+Ram Dakota, Fiat Titano, Peugeot Landtrek e Changan Kaicene F70: irmãs-quase-gêmeas

+Avaliação: Fiat Titano 2026 ‘nasceu de novo’ e merece sua atenção

RAM Dakota Laramie e Warlock – Foto: divulgação

Nova Dakota: pré-venda amanhã

A partir de amanhã, 21, às 09h00, a RAM abre a pré-venda da Nova Dakota 2026 por aqui, inicialmente em duas versões: Warlock por R$ 290 mil e Laramie por R$ 310 mil. Essa reserva inicial deve ser feita através de qualquer concessionária da marca. Estarão disponíveis 460 unidades da Warlock nas cores Branco prata, cinza e preto, e 290 da Laramie nos mesmos tons, mais o laranja, exclusivo desta versão.   

PreviousNext

Duas versões

Falando em versão, vale dar um contexto das duas. A Warlock, inédita no Brasil, tem pegada mais enfeitada e aventureira, lembrando algo similar ao que é aplicado na Frontier PRO-4X, por exemplo. Já a Laramie foca no luxo e no requinte, com cromados, rodas diamantadas, interior marrom e afins. Essa, aliás, traz grade iluminada por uma barra de LED, como em SUVs de luxo.   

RAM Dakota Laramie – Foto: divulgação

Visual próprio

De qualquer forma, a Dakota chega com uma identidade própria na dianteira, apostando em um estilo mais refinado e com pegada premium. De lado, esbanja novas rodas aro 18, outros frisos cromados e emblemas nas portas dianteiras, enquanto a traseira ganha nova tampa da caçamba e lanternas reestilizadas. O objetivo, além de distanciar ela da Titano, é se aproximar das RAM maiores, como as 1500.  

PreviousNext

Por dentro, também é tudo inédito, emprestado da sua irmã chinesa, a Changan Hunter. Se comparada com a Titano, a Nova Dakota tem volante exclusivo de três raios, painel redesenhado, instrumentação digital e multimídia unidos numa só peça, alavanca da transmissão redesenhada, bem como um novo console de dois andares. Toda sua cabine é requintada e mais bem acabada que a da irmã Fiat, por exemplo.   

RAM Dakota Laramie – Foto: divulgação

Motorização

Seu motor é o mesmo Multijet 2.2 turbodiesel de quatro cilindros da Titano, com seus 200 cv de potência e 46 mkgf de torque, associado ao câmbio automático ZF de oito velocidades. Nas duas versões, a tração é nas quatro rodas, do tipo 4WD. Em outros números, a Nova Dakota oferece 1.020 kg de capacidade de carga, 3.500 kg de capacidade de reboque e acomoda 1.210 litros na caçamba.  

RAM Dakota Laramie e Warlock – Foto: divulgação

Ela faz valer das boas melhorias mecânicas aplicadas na Titano 2026. Isso inclui uma direção elétrica recalibrada, suspensões reajustadas (Duplo A na frente e feixes de molas atrás), quatro freios a disco ventilados, entre outros. Dados de desempenho da Nova Dakota ainda não foram revelados, mas espere algo ao redor dos 10 segundos na prova de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima na casa dos 180 km/h. Seu consumo de diesel também permanece em segredo, mas a Titano com a mesma motorização faz 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada (Inmetro).   

RAM Dakota Warlock – Foto: divulgação

Equipamentos

Na lista de equipamentos, além da multimídia de 12,3 pol., há painel de instrumentos digital de 7 pol., freio de mão eletromecânico, conjunto óptico full-LED com luzes dinâmicas, sensores de chuva e crepuscular, carregador de celular sem fio, navegador GPS embarcado, câmeras 360º, ar digital automático dual zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, monitores de ponto-cego, alerta de saída de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro, além de 6 airbags, principalmente. A marca, porém, adianta que esses preços são de uma condição exclusiva do lançamento. 

PreviousNext