10/10/2025 - 12:02
A RAM divulgou as primeiras imagens oficiais da picape Dakota, que será basicamente uma Fiat Titano repaginada, com ar mais premium e exclusivo típico da marca do Bode. Ela virá justamente para preencher o espaço entre a Rampage e a 1500 Limited, quer seja no preço, ou no porte de carroceria. Veja o que já sabemos sobre ela:
+Ram Dakota, Fiat Titano, Peugeot Landtrek e Changan Kaicene F70: irmãs-quase-gêmeas
+Ram Dakota chega em 2026. Mas você lembra da Dodge Dakota?

1 – Cara própria
Apesar de compartilhar a base mecânica e o “miolo” de carroceria com a Fiat Titano, a RAM Dakota ganhará dianteira totalmente diferente, com ares mais premium e refinado. Faróis mais afilados, grade mais imponente e parachoque parrudo farão parte do conjunto, bem como rodas inéditas. Na traseira as mudanças serão menores, ainda que ela ganhe lanternas com outro arranjo interno e tampa da caçamba exclusiva.
2 – Interior só dela
Esqueça a cabine com plásticos, instrumentação convencional e outras economias da Titano. A RAM Dakota vai ter um interior totalmente exclusivo, mais uma vez remetendo ao luxo e requinte da marca norte-americana. Painel de instrumentos e multimídia serão totalmente digitais, com bons tamanhos de telas, enquanto o console ganha freio de mão eletromecânico, seletor giratório da transmissão, carregador de celular sem fio, volante exclusivo e outras mordomias.
3 – Motorização da Titano
Desde que a Fiat Titano passou a usar o 2.2 Multijet de 200 cv e cerca de 46 mkgf de torque, a RAM tomou permissão para adotá-lo também na Dakota. É um propulsor moderno, que rende bem, consome pouco e está em dia com todas as nossas leis antipoluição ou antirruído. Por isso ele estará também no cofre da Dakota, possivelmente aliado ao mesmo câmbio automático de oito marchas da Titano, junto da tração 4WD.

4 – Hurricane não está descartado
Por outro lado, a RAM ainda não descarta totalmente uma versão a gasolina da Dakota. Isso porque ela também tem em sua linha o moderno 2.0 turbo Hurricane, com seus 272 cv de potência e quase 41 mkgf de torque, este casado ao câmbio de nove marchas automáticas, e trazendo no conjunto a tração 4×4 permanente.

Quem confirmou foi o vice-presidente da RAM para a América do Sul, Juliano Machado, em entrevista ao programa CBN AutoEsporte: “se o cliente demandar, e nossas contas fecharem, por que não?”.
5 – Feita na Argentina
A RAM Dakota também sairá de Córdoba, na Argentina. Lá, hoje são feitos a Fiat Titano e também o sedan Fiat Cronos. Como a Dakota terá forte base na Titano, nada mais justo que manter sua produção lado a lado com o modelo da marca italiana. Sua produção, aliás, já está em fase avançada, se preparando para a estreia.

6 – Primeiro lá, depois aqui
Confirmado pela própria RAM, o lançamento inicial da caminhonete média deve ocorrer na Argentina, ainda no final desse ano. É comum no Grupo Stellantis que modelos fabricados na terra dos Hermanos tenham sua estreia marcada primeira por lá, e depois chegando ao Brasil. Com isso, só teremos a Dakota oficialmente no Brasil no início de 2026, alguns meses depois da Argentina.

7 – Versão inédita
Uma das configurações de estreia da RAM Dakota por aqui será a Warlock, uma topo de linha com pegada mais bruta e aventureira. Essa é uma sigla inédita no Brasil, mas conhecida nos EUA desde o final dos anos 70: identifica caminhonetes mais parrudas e personalizadas, e ultimamente nomeou até mesmo uma série especial da 1500. Na Dakota, pode assumir o posto de versão definitiva, ou então especial, com produção mais limitada.