13/10/2025 - 14:28
A Stellantis, dona da RAM, anunciou hoje que começou a fabricar a picape Dakota na planta de Córdoba, Argentina. De lá também saem a Fiat Titano, irmã da Dakota, além do sedan Fiat Cronos. Com a decisão, se inicia pela primeira vez a produção de um modelo da marca Ram no país vizinho. O modelo também foi apresentado à imprensa argentina, onde chega ainda no final desse ano. A estreia para o Brasil está prevista para o começo de 2026.
+Ram Dakota chega em 2026. Mas você lembra da Dodge Dakota?
+Nissan Frontier vai sair de linha em 2025? Produção argentina já foi encerrada

Ram Dakota com motor de Rampage
A produção da picape na Argentina é fruto de um investimento de R$ 2 bilhões, que gerou também cerca de 1.800 empregos. Com foco na exportação, é o segundo modelo da família de picapes que contará com o motor Multijet turbodiesel de 2.2 litros, de fabricação local. É o mesmo de RAM Rampage, Fiat Titano e de alguns Jeep, rendendo 200 cv de potência com cerca de 46 mkgf de torque, só que casado ao câmbio automático de oito marchas. Sua tração será integral permanente (4WD).

Visual exclusivo
Apesar de compartilhar a base mecânica e o “miolo” de carroceria com a Fiat Titano, a RAM Dakota ganha dianteira totalmente diferente, com ar mais premium e refinado. Faróis mais afilados, grade mais imponente e parachoque parrudo farão parte do conjunto, bem como rodas inéditas. Na traseira as mudanças serão menores, ainda que ela ganhe lanternas com outro arranjo interno e tampa da caçamba exclusiva.
Esqueça a cabine com plásticos, instrumentação convencional e outras economias da Titano. A caminhonete média da RAM tem interior totalmente exclusivo, mais uma vez remetendo ao luxo e requinte da marca norte-americana. Painel de instrumentos e multimídia serão totalmente digitais, com bons tamanhos de telas, enquanto o console ganha freio de mão eletromecânico, seletor giratório da transmissão, carregador de celular sem fio, volante exclusivo e outras mordomias. É a mesma estética encontrada na chinesa Changan Hunter, irmã de Dakota e Titano.
Versão Warlock
Uma das versões de estreia da picape por aqui será a Warlock, uma topo de linha com pegada mais bruta e aventureira. Essa é uma sigla inédita no Brasil, mas conhecida nos EUA desde o final dos anos 70: identifica caminhonetes mais parrudas e personalizadas, e ultimamente nomeou até mesmo uma série especial da 1500. A Dakota, aliás, ficará posicionada justamente entre a Rampage e a 1500, brigando com Hilux, Ranger, S10 e afins.
