12/11/2025 - 12:30
Se você está curioso para conhecer a RAM Dakota, aqui uma notícia que pode te deixar feliz: a picape vai estar exposta no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizado entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi. Revelada a conta-gotas pela Stellantis, ela surgiu primeiro com o conceito Dakota Nightfall, que depois deu as caras como carro final através de teasers.
+Ram Dakota, Fiat Titano, Peugeot Landtrek e Changan Kaicene F70: irmãs-quase-gêmeas
+Avaliação: Fiat Titano 2026 ‘nasceu de novo’ e merece sua atenção

Nova Dakota veio primeiro na Argentina
A revelação completa só foi acontecer na sua estreia no mercado argentino, no final de outubro. A Nova Dakota, aliás, será produzida por lá, na planta de Córdoba, de onde já saem Fiat Cronos e Fiat Titano. Então, nada mais justo que lançar a caminhonete no país dos hermanos primeiro. Ainda assim, a estreia no Brasil deve ocorrer ainda no início de 2026, daqui alguns poucos meses, para combater Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi Triton e companhia.

Warlock primeiro
Possivelmente, a versão exposta no Salão será a Warlock. É a mais completa da linha, com pegada aventureira e estilo mais descolado. Motor, câmbio e tração serão emprestados da Titano, sua irmã de projeto: trata-se do 2.2 Multijet II turbodiesel de quatro cilindros, com 200 cv de potência e aproximadamente 46 mkgf de torque, aliado a transmissão automática de oito marchas (ZF 8HP), com tração 4WD administrando tudo isso.

Essa configuração Warlock, que deverá ser a escolhida para o lançamento nacional, aposta no visual mais robusto e espírito aventureiro. Embora inédita por aqui, a sigla é tradicional nos Estados Unidos desde o fim dos anos 1970, usada para identificar caminhonetes RAM de aparência mais forte e personalizada.
Outro design
Embora utilize a mesma base mecânica e a estrutura central de carroceria da Fiat Titano, a RAM Dakota adota um visual frontal totalmente distinto, com proposta mais sofisticada e de apelo premium. O conjunto dianteiro traz faróis mais estreitos, grade robusta e para-choque de aparência musculosa, além de rodas com design exclusivo. Na traseira, as alterações são mais sutis, mas incluem lanternas com nova disposição interna e uma tampa de caçamba exclusiva.
Sua cabine é refinada, e tem design emprestado da Changan Hunter. O painel de instrumentos e o sistema multimídia serão totalmente digitais, com telas de bom tamanho, enquanto o console central, de dois andares, abriga freio de estacionamento eletrônico, seletor giratório do câmbio, carregador sem fio para celular e outros itens de conforto. Ainda assim, ela deve trazer os mesmos bancos da Titano 2026.
Salão será a primeira vitrine

O Salão do Automóvel será a primeira vitrine da RAM Dakota 2026 no Brasil. Por lá, a picape dar as caras pela primeira vez ao grande público brasileiro, e servirá de teste para que a Marca do Bode veja as impressões do pessoal ao vê-la. Quem sabe até divulguem mais detalhes sobre as configurações para o mercado nacional…








