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A RAM 2500 reina solitária no segmento de picapes grandes do mercado nacional. Mas nem por isso a Fiat Chysler Automobiles, dona da marca, vai deixar de investir no modelo. E uma prova disso é a nova linha 2016 do utilitário produzido no México, que chega ao Brasil apenas na versão Laramie, com novos equipamentos, acabamento renovado e motor mais forte e potente. O preço? R$ 249.900.

A picape volta ao mercado depois de um hiato de quase um ano de olho no agronegócio. E a espera não foi em vão. O utilitário conserva a mesma carroceria da RAM 2500 2014, mas com novos detalhes como a opção de pintura em dois tons, novos faróis com projetores e rodas de 18 polegadas em alumínio polido.

O trem de força da picape, um motor 6.7 turbodiesel de seis cilindros em linha, foi recalibrado e ganhou mais potência (de 310 cv para 330 cv) e torque (de impressionantes 84 kgfm para ainda mais assustadores 104 kgfm). Mudanças que fizeram saltar de 5.500 kg para 7.750 kg a capacidade de reboque do modelo.

A transmissão é a automática de seis marchas com função reboque, que altera sua programação com a picape carregada. A tração é traseira, com opção 4×4 acionada por botão a até 88 km/h. Há, ainda, 4×4 com reduzida para situações mais extremas. Outra novidade é a suspensão traseira: ela preserva o eixo rígido, mas tem molas helicoidais no lugar do feixe de molas.

A lista de equipamentos de série foi bem incrementada. A picape ganhou desde detalhes, como os retrovisores externos antiembaçantes, novo console central e a opção de interior em couro claro, até itens tecnológicos como a central multimídia com navegador GPS, tela de 8,4 polegadas e som premium da Alpine, sistema de partida remoto pela chave, sensores dianteiros de estacionamento e o painel de instrumentos com tela configurável de 7 polegadas (como no Jeep Renegade).

Na caçamba, a Ram 2500 passa a trazer de série a Ram Box, duas caixas fechadas de 132 litros cada e que têm isolamento térmico, permitindo o transporte, por exemplo, de bebidas e carnes frescas. Útil para quem transporta cargas longas, a picape traz ainda um extensor de caçamba de série.

MERCADO

De acordo com a RAM, o público alvo da marca são os clientes das versões de topo das picapes médias. A expectativa é fechar o próximo ano com a marca de mil unidades comercializadas do modelo, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goías e Rio Grande do Sul, que devem contribuir com quase metade desta meta de vendas.

Neste primeiro momento, a marca irá trazer somente o modelo 2500 ao Brasil, picape intermediária de uma linha que também inclui a menor 1500 e a maior 3500 nos mercados da América do Norte. Mas a Ram não descarta outros planos, que vão depender da aceitação deste produto e do comportamento do mercado.