13/11/2025 - 7:00
A nossa Ram Rampage, picape monobloco de quatro portas fabricada em Goiana (PE), cruzou os mares e foi parar na Europa. É o destino mais longevo que o modelo nacional alcançou, especialmente considerando seu projeto brasileiro: trata-se do primeiro veículo da marca Ram totalmente desenvolvido e fabricado fora da América do Norte. Vale falar que, de início, a Rampage foi pensada para o Brasil, chegando depois a outros mercados vizinhos.
+Avaliação: Ram Rampage Rebel 2.2 turbodiesel é a versão certa com motor certo
+Ford Maverick Hybrid 2026 vem completona e custa menos que Toro; conheça

Rampage na Europa: só faltam os preços
A picape foi apresentada primeiro na Itália, durante uma feira de exposição e comercialização de cavalos em Verona (Fieracavalli 2025), há alguns dias. Só que, por enquanto, ela ainda não está à venda, nem teve preços revelados. De qualquer forma, faltaram só os preços, mesmo: versões, motorização, detalhes e equipamentos já estão confirmados pela Marca do Bode.

Versões
No caso, a picape monobloco vai chegar por lá em duas configurações que conhecemos: Rebel 2.2 turbodiesel e R/T 2.0 turbo a gasolina, ambas com tração 4×4 e transmissão automática de nove marchas, nos mesmos moldes das unidades comercializadas aqui no Brasil. Também há pouquíssimas mudanças nos equipamentos de série, ao passo que o design da picape é idêntico ao oferecido por aqui. Em resumo, muda pouco.

A Ram da Itália afirma que a versão turbodiesel (200 cv e 46 mkgf) é mais apta ao off-road e aventuras, enquanto a turbo a gasolina (272 cv e 40,8 mkgf) tem viés esportivo e apimentado. Nas duas configurações está presente um amplo pacote de assistentes de condução (ADAS), tal qual os carros comercializados no nosso mercado. Multimídia de 12,3” com conexões sem fio, painel digital de 10,3”, sistema de som Harman Kardon e tração 4×4 são itens garantidos também no Velho Continente.

Estratégia da 1500
A estratégia de pré-lançamento da Rampage na Europa repete o que foi feito com sua irmã maior 1500: antecipar a estreia do modelo para ver a reação do público local, especialmente nesses casos de carros projetados e vendidos antes em outros mercados mundo afora. De acordo com a marca, o foco é na dirigibilidade diária sem sacrificar a capacidade de carga, a utilidade e a funcionalidade.

