A Ram Rampage, picape média monobloco que utiliza a base dos Jeep Compass e Commander, pode finalmente chegar aos EUA. Na realidade, a imprensa norte-americana já especulava sua presença em terras locais antes mesmo do lançamento no mercado brasileiro, em junho de 2023.  

Ram Rampage registro patente EUA – Foto: reprodução/USPTO

Registros recentes do USPTO (sigla para “United States Patent and Trademark Office”), equivalente ao nosso INPI (“Instituto Nacional de Propriedade Industrial”), mostram que a Ram conseguiu a patente oficial da Rampage nos EUA. O registro formal aconteceu agora no final de abril, mas o início do processo aconteceu em março de 2023. Ou seja, antes mesmo da chegada dela ao mercado.  

Por mais que a o registro de patente não signifique diretamente que o modelo vai chegar ao mercado em questão (pode ser para proteger a imagem da picape em carrinhos de brinquedo, ou do uso em comerciais de televisão, por exemplo), é um passo significativo na presença da Rampage em solo norte-americano.  

Ram Rampage registro patente EUA – Foto: reprodução/USPTO

A picape compacta-média teve projeto e desenvolvimento brasileiros, e por enquanto segue exclusiva na América Latina como um modelo “premium”. Ainda assim, a mídia automotiva dos EUA aponta para a Rampage como um ótimo modelo de entrada da marca por lá. Rivais? Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz, duas caminhonetes monobloco nos moldes da pequena Ram.  

Por lá, a marca inicia seu catálogo com a 1500, que ainda é considerada grande para os padrões locais. O que também conta a favor da Rampage é sua plataforma conhecida (SWP 4×4), e a oferta do motor Hurricane 2.0 turbo acoplado ao câmbio automático ZF de nove velocidades, conjunto mecânico já oferecido aos norte-americanos em modelos da Jeep.  

Ram Rampage registro patente EUA – Foto: reprodução/USPTO

A Rampage também se adequaria com facilidade às rígidas leis de segurança dos EUA, já que oferece um pacote ADAS de assistentes de condução recheado. Além disso, usa bastante aço de ultra e alta resistência na composição do seu monobloco, o que ajuda nos testes de colisão do IIHS (equivalente ao nosso Latin NCap).  

O que dá mais ênfase a essa ideia é que o atual CEO da Ram, Tim Kuniskis, recentemente deu uma entrevista à revista Road & Track dizendo que claramente há espaço para um modelo menor na linha da marca, chegando a falar, inclusive, que é “desonesto uma marca como a Ram não oferecer uma opção média ou compacta”. A Ram, no geral, também pretende apresentar 25 novos produtos num período de menos de dois anos, e a Rampage pode estar nesse “lote”.  

PreviousNext

Para a produção, duas opções: incluí-la na fábrica mexicana de Toluca, de onde já sai o Jeep Compass vendido nos EUA, ou então fabricá-la em alguma das plantas da própria Ram nos EUA, como a de Belvidere (Illinois). 

Por aqui, o modelo é vendido em quatro versões (Big Horn, Rebel, Laramie e R/T), com duas motorizações (2.2 turbodiesel de 200 cv e 2.0 turbo a gasolina de 272 cv), tração 4×4 com reduzida e transmissão automática de nove velocidades. Os preços vão de R$ 238 mil até R$ 300 mil.